Na Assembleia Legislativa

PL do deputado Gipão prevê programa de treinamento para evitar mortes por engasgo ou asfixia

Divulgação das orientações fique em locais visíveis em bares e restaurantes

Por Redação
Comentários (0)

10/06/2024 09h55 - Atualizado há 1 semana
Manobra de salvamento em bebês com engasgo.

Notícias do Tocantins - O deputado estadual Gipão (PL) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) um projeto de lei que dispõe sobre a veiculação de programas educativos e treinamento de salvamento de vítimas de engasgo ou asfixia, por alimento ou bebida.

O projeto propõe a divulgação de técnicas de salvamento de pessoas acometidas de obstrução de vias aéreas em locais visíveis em bares e restaurantes, para que todos os funcionários, colaboradores e prestadores de serviço, possam prestar socorro em caso de ocorrência de engasgo, nos respectivos estabelecimentos comerciais.

Na justificativa da proposta, o parlamentar citou dados recentes sobre o número de vítimas. Segundo ele, apesar de parecer normal, o engasgo é a causa da morte de cerca de 3 mil pessoas por ano no Brasil.

Isso é mais comum do que se imagina, acontece frequentemente, principalmente em crianças, menores de um ano de idade. Com a divulgação dessas orientações e manobras em locais estratégicos, e a capacitação de pessoal para agir de maneira correta, diante de uma situação como essa, onde o tempo é determinante para a sobrevivência da vítima, podemos evitar mortes por engasgo de adultos e crianças no nosso estado”, defendeu Gipão.

Se o projeto for aprovado, o Governo do Estado estará responsável por promover a capacitação de pessoas. O propósito, após essa etapa concluída, é que cada estabelecimento mantenha presente durante seu período de funcionamento pelo menos um funcionário capacitado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.