Atuação parlamentar

Presidente Folha participa do lançamento de 3 parques urbanos nas regiões norte e sul de Palmas

Prefeitura também lançou o Plano de Zoneamento Ambiental da capital.

Por Redação
Comentários (0)

23/02/2024 10h48 - Atualizado há 2 meses
Vereador Folha participa de evento da Prefeitura de Palmas.

O presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), participou na manhã desta quinta-feira (22/02) do lançamento de três projetos de Parques Urbanos, voltados para a preservação ambiental e uso sustentável de áreas verdes estratégicas da cidade.

O evento de lançamento foi realizado pela Prefeitura de Palmas no auditório da ETI Anísio Spínola Teixeira, no setor Bertaville, região sul da cidade.

Na ocasião, também foi apresentado o Plano de Zoneamento Ambiental de Palmas, que define diretrizes para a ocupação do território do município, considerando a importância ecológica, as fragilidades dos ecossistemas e buscando o desenvolvimento sustentável da capital.

De acordo com o presidente Folha, os projetos apresentados são de grande relevância, pois buscam melhorar a qualidade de vida da população sem prejudicar o meio ambiente. "Com a implementação dos parques urbanos e do zoneamento ambiental, teremos uma melhoria significativa na qualidade de vida dos cidadãos, que poderão desfrutar de áreas verdes bem arborizadas e com águas limpas. Além disso, através do zoneamento ambiental, poderemos estabelecer políticas de uso do solo mais eficazes, respeitando as características de cada área e evitando problemas como alagamentos e erosão do solo", ressaltou.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Major Negreiros (PSDB), Júnior Brasão (PSB), Josmundo (Podemos), Waldson da Agesp (PSDB) e Nego.

Parques Urbanos

Para a região Sul, foram apresentados os projetos do Parque do Córrego Machado e do Parque do Sol. Já a região Norte será contemplada com o projeto do Parque Conecta Sussuapara. As três iniciativas tem como objetivo ampliar as opções de lazer e convivência nessas regiões, proporcionando espaços de integração com a natureza, prática esportiva, manifestações culturais e preservação ambiental, além de estimular o contato harmonioso com o meio ambiente.

Os projetos são fruto de uma parceria entre o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da agência governamental alemã GIZ, voltada para cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável de cidades brasileiras.

Plano de Zoneamento Ambiental

O Plano de Zoneamento Ambiental é um instrumento de apoio e suporte ao planejamento e gestão do território municipal. Para cada área (urbana e rural), o zoneamento estabelece vedações, restrições e alternativas de exploração, garantindo o uso adequado do solo e a proteção ambiental. O Zoneamento Ambiental traz diversos benefícios, como a proteção do meio ambiente, o fomento ao desenvolvimento urbano sustentável, a melhoria da qualidade de vida da população e a garantia de segurança jurídica para as atividades econômicas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.