Na Aleto

Projeto de Jorge Frederico zera ICMS de motocicletas com até 300 cilindradas para mototaxistas

A alteração proposta atende uma solicitação da categoria.

Por Redação
Comentários (0)

29/05/2024 14h20 - Atualizado há 2 semanas
Deputado Estadual Jorge Frederico

Notícias do Tocantins – O deputado Jorge Frederico (Republicanos), apresentou nesta terça-feira, 28/5, um Projeto de Lei que altera a redação do Artigo 1º da Lei 2.799/2013, isentando o pagamento de ICMS na aquisição de motocicletas novas, de 125 a 300 cilindradas, para mototaxistas durante a compra em fabricantes ou revendedores autorizados.

Jorge Frederico justifica que esta é uma medida necessária e estratégica. “Atualmente, a legislação estadual prevê a isenção apenas para motos de 125 até 150 cilindradas. No entanto, a realidade operacional dos mototaxistas demanda o uso de motocicletas com cilindradas superiores, o que justifica esta revisão e ampliação da faixa de isenção”.

O PL apresentado pelo deputado explica que motos de 125 a 300 cilindradas oferecem melhor desempenho e estabilidade, especialmente em trajetos mais longos e em condições de tráfego intenso. Isso resulta em maior segurança para os passageiros e para os próprios mototaxistas.

Após estudos, Jorge Frederico justificou que essa alteração garante incentivo ao empreendedorismo e mais economia na prestação do serviço, pois o automóvel é mais potente. A capacidade de transporte também é maior, além da profissionalização do setor, com a renovação de frota com motos mais potentes.

“Esta mudança trará benefícios econômicos, sociais e ambientais, além de contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. Reconhecer e apoiar as necessidades dos mototaxistas é fundamental para promover um sistema de transporte mais eficiente, seguro e sustentável no estado”, disse um parlamentar.

A alteração proposta atende ainda solicitação da categoria, que é parte viva da história tocantinenses, devendo ser tratada com respeito e tendo garantido um acesso efetivo ao direto que já lhes é garantido. O projeto agora segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Apoio a classe

Jorge Frederico já é autor da Lei nº 3.162 de 2016, que institui o Dia do Mototaxista, a ser comemorado no dia 29 de julho, no Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.