Saúde

Claudiel Santos vai propor jornada de 30 horas semanais para profissionais de enfermagem

Dentro do Projeto ainda será proposto que mantenha as Unidades Básicas de Saúde abertas, sem intervalo para o almoço.

Por Conteúdo AF Notícias 1.557
Comentários (0)

24/04/2023 11h47 - Atualizado há 1 ano
Vereador Claudiel Santos

O vereador Claudiel Santos vai apresentar nos próximos dias na Câmara de Araguaína, o projeto de lei que propõe ao Executivo a criação da jornada de trabalho de 30 horas semanais aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida e de saúde aos profissionais da categoria.

De acordo com o parlamentar, “a convivência frequente e intensa com pacientes, bem como os salários insuficientes e as longas jornadas de trabalho atuando com materiais e objetos que os expõem ao perigo diariamente, são fatores que causam extremo desgaste nesses profissionais e, por isso, é preciso um maior cuidado ao elaborar o número de horas trabalhadas por eles. Em grande parte dos casos, os enfermeiros excedem a carga de trabalho, pois estão em números menores ao exigido pela demanda, e isso faz com que tenham que trabalhar de forma individual por dois ou mais profissionais”, disse.

Claudiel Santos afirmou que após a implantação das 30 horas semanais em diversas cidades, houve uma drástica redução tanto de faltas, quanto de atestados médicos. “A enfermagem é responsável por 60% das ações de saúde em uma instituição hospitalar. A Enfermagem é a maior força de trabalho do setor da Saúde, representando 50% do quadro de 3,5 milhões de trabalhadores da área, segundo dados do IBGE”.

Dentro do Projeto ainda será proposto a gestão municipal que mantenha as Unidades Básicas de Saúde abertas sem intervalo para o almoço. Com a aprovação da jornada das 30 horas e as UBS’s funcionando o dia todo, vai facilitar os atendimentos e consultas. Uma equipe entra as 7h e sai às 13h, outra equipe entra ás 12h e sai ás 18h, vai melhorar também para a população, com o atendimento mais rápido”, explicou o vereador.

Segundo pesquisas realizadas, verifica-se que 71% dos profissionais entrevistados no país se encontram em uma grande situação de insegurança e desgaste, pois a sobrecarga e o estresse fazem com que haja reflexos não só em suas vidas profissionais, mas também em suas vidas pessoais, causando, inclusive, problemas de saúde.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.