Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO?

Seis dos 8 deputados federais do Tocantins têm ao menos 80% de alinhamento com governo Lula

Levantamento avalia posicionamento dos parlamentares com base em votações.

Por Eduardo Azevedo 2.262
Comentários (0)

20/12/2023 11h00 - Atualizado há 4 meses
Maioria dos deputados estão alinhados com o Governo nas votações

O AF Notícias realizou um levantamento sobre o posicionamento dos deputados federais do Tocantins em relação ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva. A reportagem utilizou o 'Radar do Congresso', uma ferramenta de busca e análise de dados dos parlamentares do Congresso Nacional.

As informações revelam o nível de alinhamento de cada parlamentar com o Governo Federal por meio da análise de votações e apoio a propostas governamentais.

No contexto específico do Tocantins, dos oito deputados federais, seis têm pelo menos 80% de alinhamento com o atual governo. Confira abaixo:

  1. Ricardo Ayres (REP) - 85% de alinhamento com o Governo.
  2. Lázaro Botelho (PP) - 85% de alinhamento com o Governo.
  3. Alexandre Guimarães (REP) - 83% de alinhamento com o Governo.
  4. Antônio Andrade (REP) - 83% de alinhamento com o Governo.
  5. Vicentinho Júnior (PP) - 82% de alinhamento com o Governo.
  6. Carlos Gaguim (UB) - 80% de alinhamento com o Governo.
  7. Eli Borges (PL) - 29% de alinhamento com o Governo.
  8. Filipe Martins (PL) - 29% de alinhamento com o Governo.

Os dados destacam que os deputados Lázaro Botelho, Ricardo Ayres, Alexandre Guimarães, Antônio Andrade, Vicentinho Júnior e Carlos Gaguim possuem um alinhamento significativo com as propostas e votações apoiadas pelo governo Lula, com índices que variam de 80% a 85%. Por outro lado, os deputados bolsonaristas Eli Borges e Filipe Martins têm baixo alinhamento, apresentando índices de 29% de convergência com as propostas governistas.

O PL de Eli e Filipe se destaca como o maior partido de oposição na Câmara dos Deputados. Enquanto isso, as legendas dos demais deputados federais tocantinenses possuem representação e indicações em ministérios do Governo Lula.

Atualização da base de dados

A base de dados do "Radar do Congresso" foi atualizada pela última vez em 27 de novembro de 2023. É importante considerar que, devido à natureza dinâmica da política e das atividades legislativas, as porcentagens de alinhamento dos deputados em relação ao Governo Lula podem sofrer variações após essa data, uma vez que o ano legislativo ainda está em curso. Novas votações e decisões podem influenciar nas porcentagens de apoio ou oposição dos parlamentares ao governo.

Ouvindo os deputados

O AF Notícias fez contato com os oito deputados federais do Tocantins por meio de suas assessorias, solicitando comentários sobre o levantamento. Alguns responderam até o momento:

Deputado Vicentinho Jr: "Enquanto parlamentar e cidadão, sei das minhas obrigações, dos meus deveres. Neste contexto consigo separar muito bem o que são matérias de governo, do que são matérias de Estado. O que são matérias de interesse da nação, das matérias ideológicas. Quanto as pautas ideológicas, não tenho  nenhum alinhamento com o atual governo. Não defendo invasão de terras, demonização do agro-brasileiro, ou a questão da ideologia de gênero colocada nas escolas públicas. Tudo que é ideológico, sou verticalmente contrário. No entanto, matérias de Estado, que são para facilitar o dia a dia dos brasileiros, a rotina do país e dos tocantinenses, por dever e obrigação tenho que votar favorável e deixar de lado questão político-partidária. Não posso agir na teoria do quanto pior melhor. Aquilo que for bom para o meu país votaremos sim, independente do governo".

Deputado Ricardo Ayres - "Ao abordar meu alinhamento de 85% com o governo em votações, quero frisar que cada decisão visou o melhor para a população do Tocantins e para o Brasil. Minhas escolhas refletem um compromisso com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Acredito firmemente no diálogo e na colaboração entre diferentes esferas políticas para alcançar resultados positivos para quem mais precisa. Esse percentual não indica adesão incondicional ao governo. Nosso mandato apoia o que consideramos positivo para o país e nos opomos ao que não alinha com nossas ideias e histórico político. Isso demonstra a coerência de nossas pautas, mantendo sempre a independência e integridade de nosso trabalho. Adicionalmente, ser completamente contra o governo atual significaria ir contra os interesses do país e do Tocantins, que depende da união e colaboração de todos para dar certo".

Deputado Alexandre Guimarães - "Nosso posicionamento não é com o Governo. Eventuais matérias que haja interesse da coletividade votamos igual, somos pró Brasil independente de Governo”.

Deputado Filipe Martins: O deputado encaminhou um áudio à reportagem informando que deveria ser ao contrário a informação, isto é, ao invés de ter votado 29% com Governo, ele afirmou que votou 71% contra ele. Confira: "Essas questões da porcentagem de votação com o governo, eu discordo, é o que eu votei contrário. [...] sua base de cálculo diz 29% com o Governo, na minha reflexão é 71% contra o governo. Eu não tenho alinhamento com o Governo Federal. Com esse governo que está não, mas eu creio que essa porcentagem já deva ter aumentado, eu devo estar em torno de quase 80 e poucos por cento contra o governo", 

Deputado Lázaro Botelho - "Independente de bandeira partidária, nosso posicionamento é defender os interesses do Brasil e dos brasileiros. Votamos a favor de projetos que beneficiam o cidadão, geram emprego e promovem o desenvolvimento para Estados e municípios. Estabelecer diálogo e parceria com o Governo Federal em prol do bem comum. Esse é o nosso compromisso".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.