Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

ANIVERSÁRIO

Amastha faz aceno à direita ao postar vídeo ao lado do 'Véio da Havan' e prefeito de Florianópolis

Postagem gerou questionamentos sobre a posição política do ex-prefeito.

Por Eduardo Azevedo 844
Comentários (0)

03/01/2024 09h30 - Atualizado há 3 meses
Amastha, Topázio Neto e Luciano Hang em comemoração ao aniversário do ex-gestor de Palmas

O ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), postou um vídeo no último dia 29 de dezembro ao lado do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), e do dono das Lojas Havan, Luciano Hang, popularmente conhecido como 'Véio da Havan'. Amastha também é pré-candidato a prefeito da capital.

"No meu aniversário com dois caras maravilhosos. Aprendi uma coisa. Um ministro uma vez chegou em Palmas, não me conhecia e me disse: ‘Prefeito dá para ver quando uma cidade tem prefeito, quando você desce do avião’ e Floripa dá pra ver que tem o melhor prefeito', disse Amastha se dirigindo ao gestor de Florianópolis. Ele completou 63 anos.

Ainda no vídeo, Amastha chegou a questionar Luciano Hang sobre uma nova loja na região sul de Palmas. "Luciano, e nossa loja lá no Taquaralto?". O empresário não respondeu, mas deu uma informação sobre a loja do centro. "Eu quero dizer que [a loja da Havan de] Palmas é a 5ª loja que mais vende no Brasil", afirmou.

Nos comentários, mensagens de apoio e também de críticas foram postadas no perfil do ex-prefeito de Palmas. "No Tocantins se diz de esquerda, mas na verdade anda colado com a direita. Pergunta direta merece uma resposta direta. De que lado você está Amastha? Segue o partido e está do lado de Lula ou será mais um bolsominion?", questionou um internauta que foi respondido. "Estou do lado de Palmas", esquivou-se o ex-gestor da Capital.

Capital da direita

Mesmo sendo do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckimin e do ministro da Justiça e futuro ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, Amastha tem demonstrado intenção de se aproximar da direita política em Palmas, uma vez que a cidade se mostrou majoritariamente favorável ao bolsonarismo nas eleições de 2022. No primeiro turno, Jair Bolsonaro (PL) conquistou 54,70% dos votos na Capital, totalizando 88.034 votos, enquanto Lula (PT) chegou a 38,06%, correspondendo a 61.252 votos. No segundo turno, Bolsonaro obteve 60,32% dos votos (95.715 votos), enquanto Lula ficou com 39,68% (62.961 votos). Os números das últimas eleições refletem a preferência pela direita política em Palmas.

Sinais para Citnhia

Em entrevista ao Canal Fala Tocantins, veiculada no YouTube em dezembro, o ex-prefeito direcionou acenos de aproximação à prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), a então vice-prefeita que assumiu o comando da capital após sua renúncia para concorrer ao Governo do Estado em 2018.

Apesar de ter sido um crítico contundente da gestão e da própria gestora nos últimos anos, a proximidade do período eleitoral, pesquisas eleitorais, juntamente com os contornos políticos que vêm se delineando para o cenário da capital tocantinense, podem ter influenciando os gestos de Amastha.

Durante a entrevista, Amastha minimizou o distanciamento entre ambos e declarou de forma enfática: "Sem volta, só a morte". Ele já chegou a afirmar que ceder a administração de Palmas a Cinthia foi "o maior erro de sua vida".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.