Direto ao Ponto Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Eleição da Mesa Diretora

Post apagado, oposição e base governista: Amélio faz 'salada mista' pela presidência da Assembleia

Grupo de Amélio reúne quase todos os parlamentares de oposição ao governo.

Por Arnaldo Filho 1.236
Comentários (0)

10/12/2022 11h29 - Atualizado há 1 ano
Post feito pela deputada eleita Janad Valcari (Podemos)

Uma foto com 12 deputados reunidos agitou os bastidores das movimentações políticas para a próxima eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), que será em 1º de fevereiro de 2023.

 A imagem circulou nas redes sociais nesta sexta-feira (09) e também foi publicada na rede social da atual presidente da Câmara de Palmas e deputada estadual eleita, Janad Valcari (PL).

A legenda sobre a foto faz um exercício de futurologia em letras garrafais: “FUTURO PRESIDENTE E SEUS ELEITORES”. O candidato a presidente do grupo é o deputado Amélio Cayres (Republicanos), representante da região do Bico do Papagaio.

Janad até que tentou construir sua candidatura à presidência da Assembleia, mas esbarrou na rejeição ao seu nome, tanto pelo Palácio Araguaia quanto por muitos deputados. Desse modo, ela decidiu aderir ao grupo de Amélio e, quem sabe, conquistar um espaço na Mesa Diretora.

Na foto com Amélio aparecem vários deputados novatos e outros veteranos. Além de Janad e Amélio, posam para a foto os novatos Gutierres Torquato (PDT); Eduardo Fortes (PSD); Moisemar Marinho (PSB); Luciano Oliveira (PSD); Gipão (PL); Eduardo Mantoan (PSDB) e Marcus Marcelo (PL), bem como os veteranos Nilton Franco (Republicanos), Valdemar Junior (Republicanos) e Vilmar do Detran (Solidariedade).

POST APAGADO

Alguns detalhes chamaram a atenção neste fato político. Primeiro, o post da deputada eleita Janad Valcari teria sido apagado momentos depois. Por qual razão? Segundo: a presença do marido da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), o tucano Eduardo Mantoan. É de domínio público que Cinthia e a "Senhora Barão" não se bicam nem se cheiram.

Portanto, o fato de o post de Janad ter sido apagado gera muitas dúvidas! O grupo de Amélio diz ter o apoio de 14 parlamentares, porém, dois deles não compareceram à reunião.

Além disso, há dois deputados do Republicanos, partido do governador Wanderlei Barbosa. Comenta-se nos bastidores que ele teria preferência pelo deputado Cleiton Cardoso para a presidência, mas também não quer se indispor com Amélio.

A foto dos 12 representa, com certeza, uma tentativa de Amélio marcar território e se consolidar na disputa, porém, esse grupo reúne vários deputados eleitos pela oposição e que, ainda, não estão alinhados com o Palácio Araguaia. Por outro lado, deputados bem próximos ao governador estão fora dessa composição. Portanto, a disputa pela presidência da Aleto ainda promete alguns capítulos!

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.