Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Editorial

Após fala infeliz e ingrata aos eleitores, deputado Eli Borges critica imprensa por divulgar áudios

Não existe democracia sem jornalismo livre e destemido.

Por Arnaldo Filho 3.985
Comentários (0)

04/10/2022 19h50 - Atualizado há 1 ano
Deputado federal Eli Borges foi reeleito no último domingo

Em mais uma manifestação infeliz, o deputado federal Eli Borges (PL-TO) decidiu repudiar o jornalismo por exercer sua missão de informar a sociedade ao invés de pedir desculpas pela total ingratidão que manifestou aos 35.171 eleitores que o reconduziram para mais um mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília. Um deputado que não respeita a liberdade de imprensa, como pilar da democracia, não deveria sequer concorrer a um cargo eletivo.

O áudio do deputado é autêntico, verdadeiro e foi postado por ele mesmo em um grupo de mensagens com dezenas de pessoas, incluindo assessores. O desabafo foi tão enfático, infeliz, que o próprio deputado já deveria imaginar que o assunto ganharia a devida repercussão, dada a sua autoria.

Afinal, trata-se de um deputado federal fazendo um duro desabafo em relação ao resultado das urnas, ou seja, da maior manifestação democrática do país. Eli Borges não estava ali falando de um assunto da sua vida particular ou familiar, mas de uma revolta pela derrota do filho nas urnas. É assunto de interesse público! Portanto, o AF Notícias não carecia de "autorização" do deputado para divulgar o áudio. Por outro lado, jamais abordaríamos uma pauta que dissesse respeito tão somente à intimidade do parlamentar.   

As manifestações de um representante do povo sobre assuntos de interesse público, ainda que proferidas para um pequeno público, não só podem como devem vir à torna, pois o eleitor tem o direito de saber o que pensa e como agem seus representantes, sobretudo quando não estão sob o olhar atento da opinião pública.

Na nota de esclarecimento, o deputado retoma a lucidez político-democrática em vários momentos, sobretudo ao reconhecer que foi ingrato, principalmente a Deus e aos seus eleitores, por dizer que sua vitória foi humilhante, mas erra profundamente ao criticar o trabalho da imprensa. Não se espera esse comportamento de um político de vários mandatos e que carrega consigo a experiência de 62 anos de vida.  

O deputado Eli Borges tem seus méritos sim, e todos estão passíveis de cometer erros e falar o que não deveria em determinados momentos de angústia. Mas uma das maiores virtudes do ser humano é reconhecer os próprios erros e tentar corrigi-los, jamais tentar culpar os outros, muito menos quem está apenas fazendo o seu trabalho.   

Não existe democracia sem jornalismo livre para noticiar os fatos, doa a quem doar. O trabalho do portal AF Notícias tem sido feito com muita responsabilidade, coerência e de maneira destemida há 13 anos, sem pedir 'bênção' a nenhum político ou a quem quer que seja, e assim continuará.

Araguaína, 4 de outubro de 2022

Arnaldo Filho | Advogado e diretor do Portal AF Notícias

OUÇA OS ÁUDIOS

Segue abaixo a nota do deputado, na íntegra:

________________________

NOTA DO DEPUTADO ELI BORGES

“Venho a público repudiar o episódio em que um áudio de foro íntimo ganhou espaço no portal AF Notícias. Lamento que um veículo de imprensa enverede por escancarar um conteúdo compartilhado sem o meu consentimento, expressando o sentimento de um momento de cansaço e momentânea tristeza, condição natural ao ser humano. Hoje, me coloco em posição de reiterar aos tocantinenses a minha gratidão, trazendo também a lúcida avaliação de uma campanha que venceu um sistema corrompido e ganhou o povo  mais uma vez, tendo também projetado meu filho, Thiago Borges, no cenário da política local.

Fui alvo de uma ação inconsequente, antiética, maldosa, mas que traz por si só uma conclusão implacável: a diferença entre os lamentos que faço em intimidade para as lamúrias dos meus opositores é que na angústia questionei sobre a validação e a recompensa de ter escolhido o caminho mais difícil: o da honestidade. Coisa que aqueles que se denominam meus adversários não podem fazer de consciência tranquila. 

É verdade que após enfrentar um cenário ferrenho de adversidades, em meio a uma campanha limpa, tocada sem amarras que firam meus princípios e meu compromisso absoluto com Deus e com o povo tocantinense, alguns revezes ferem o coração e impactam a alma. É assim para todo político, é assim para qualquer ser-humano que dedica sua jornada a uma missão, um propósito, ou que seja um objetivo profissional.  Expor essa intimidade é algo desleal e injusto.

Nesta terça-feira (4), ocasião em que escrevo esse posicionamento, tenho a mente renovada e  disponho de serenidade em avaliar o quanto Deus foi fiel mais uma vez, e como o povo tocantinense é um sábio, instruído e lúcido ao exercer sua cidadania, por ter me permitido vencer um sistema que imputa a predominância do capital e dos conchavos políticos, dando liberdade aos poderosos, para voltar às portas daqueles que cedem a pressão, para cobrar a duras penas o preço de uma eleição.

Não me dobrei a esse sistema, e ainda assim, Deus e o povo consagraram mais uma vitória nas urnas ao meu nome. Pela votação significativa que projetou o meu filho Thiago Borges após uma campanha que apresentou seu nome ao povo tocantinense, também sou grato.

Inauguramos um tempo em que a renovação consciente na Assembleia Legislativa se faz mais que necessária e creio que tão logo chegaremos lá. Sou grato às pessoas que em sua consciência e liberdade, me ouviram e ouviram o Thiago, nos atribuindo apoio e confiança. Sou grato aos líderes que nos apoiaram de forma irredutível, de norte a sul do estado. A vocês, meu respeito e reconhecimento.

Aos amigos da imprensa me coloco a disposição para qualquer esclarecimento. Nunca fechei a porta para o diálogo, tenho orgulho do trabalho desempenhado por vocês na cobertura de nossas ações no Congresso Nacional e jamais me furtarei de falar o que quer que seja. Seguimos firmes, em direção aos nossos objetivos, sem nos esquecer dos nossos ideais, sem abandonar os compromissos que assumimos e sem abrir mão dos nossos princípios.

Deputado Federal Eli Borges (PL-TO)”

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.