Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Batalha tucana

Brecha no estatuto do PSDB pode trazer reviravolta judicial na guerra entre Ataídes e Cinthia

Querendo minar a candidatura de Cinthia, o ex-senador interpretou a regra ao 'pé da letra'. 

Por Arnaldo Filho 787
Comentários (0)

06/03/2020 11h43 - Atualizado há 4 anos
Cinthia Ribeiro e Ataídes Oliveira em guerra judicial

A notícia que agitou os bastidores da política nesta semana, sem dúvidas, foi a decisão da Executiva Nacional do PSDB de fazer intervenção no Diretório do partido no Tocantins, retirando o comando do ex-senador Ataídes Oliveira para repassá-lo à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

PROMOVENDO CONFLITOS 

A relatora do pedido de intervenção, a deputada federal Geovânia de Sá (SC), acatou o pedido sob o argumento de que o ex-senador “não contribui para a manutenção da união e da esperança no PSDB-TO, desrespeitando premissas éticas reiteradamente e até mesmo orientações, personalizando conflitos na mídia local, persistindo em promover a desqualificação de importantes lideranças partidárias” o que configura transgressão ao Estatuto do partido.

ATAÍDES QUERIA PRÉVIAS PARA ESCOLHER CANDIDATO(A)

Mesmo Cinthia Ribeiro sendo detentora de mandato com direito à reeleição, Ataídes insistia – com o apoio de Luana Ribeiro – em conclamar o partido para decidir em votação prévia quem seria o candidato do partido a prefeito de Palmas. 

BRECHA NA ESTATUTO PARTIDÁRIO

Ataídes aproveitava, na verdade, de uma brecha no estatuto partidário. É que a regra tucana estabelece que, em todo país, os candidatos serão escolhidos por intermédio de prévias, sem fazer exceções quanto aos detentores de mandato com direito à reeleição. Na tentativa de minar a candidatura de Cinthia Ribeiro, o ex-senador interpretou a regra ao 'pé da letra'. 

JUDICIALIZAÇÃO

O presidente deposto considerou a intervenção uma decisão absurda e prometeu judicializar a questão tão logo seja notificado pelo partido. Ele disse que não há nenhum pressuposto legal que dê direito à nacional de tomar essa decisão.

Ataídes salientou que não vê dificuldade – por entender que estava seguindo as regras do próprio partido – em conseguir uma liminar judicial. Neste caso, a candidatura de Cinthia Ribeiro ficaria na corda bomba, colocando sua reeleição em risco. 

A verdade nua e crua é que a intervenção tucana no diretório estadual do Tocantins é apenas o final do 1º round dessa guerra interna.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.