Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Serviços bancários

Caixa ganha liminar para manter agências e lotéricas abertas durante lockdown em Araguaína

O lockdown começou nesta quinta-feira (3) e segue até dia 7.

Por Arnaldo Filho 2.192
Comentários (0)

03/06/2021 08h38 - Atualizado há 2 anos
Agência da Caixa na Avenida 1º de Janeiro, em Araguaína

A Caixa Econômica Federal obteve uma medida liminar na Justiça Federal de Araguaína que garante o pleno funcionamento das agências bancárias, casas lotéricas e seus correspondentes mesmo durante a vigência do lockdown na cidade.

A liminar foi proferida pela juíza Ana Carolina de Sá Cavalcanti no final da tarde dessa quarta-feira (2), véspera do início das medidas restritivas e do fechamento da cidade para frear o avanço da covid-19. O sistema de saúde entrou em colapso e 100% dos leitos estão ocupados.

O Mandado de Segurança foi impetrado pela Caixa contra o Decreto Municipal nº 41, de 31 de maio de 2021, assinado pelo prefeito Wagner Rodrigues.

A Caixa argumenta que as atividades bancárias e congêneres foram reconhecidas como essenciais no art. 3º, parágrafo 1º, do Decreto Federal nº 10.282/2020, que regulamentou a Lei Federal nº 13.979/2020 (lei da pandemia).

Na decisão, a juíza diz que o decreto extrapolou os limites da sua competência ao suspender os serviços bancários, pois o Supremo Tribunal Federal pacificou o entendimento de que as atividades das instituições financeiras deve ser regulamentada por lei federal, inclusive a fixação do horário de atendimento. Além disso, a liminar cita que a Caixa é responsável pelo pagamento de vários benefícios sociais tais como o auxílio emergencial, seguro-desemprego, benefício de prestação continuada e FGTS.

Desse modo, o prefeito deve se abster de editar outra norma que venha a impedir o funcionamento de tais atividades.

A decisão ressalta, contudo, que a Caixa deverá observar todas as medidas de segurança no atendimento presencial previstas no decreto de lockdown.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.