Nesse longo período, três governadores passaram pelo problema de olhos vendados.
Comprada ainda em 2013, a instalação da máquina de radioterapia do Hospital Regional de Araguaína (HRA) está em fase de conclusão. Nesta terça-feira (18) o governador Mauro Carlesse faz uma visita técnica no local.
Já são seis anos de espera, muita luta, revolta e sofrimento de pacientes e seus familiares, além de vidas ceifadas pelo descaso.
Atualmente, os pacientes precisam se deslocar até Palmas, 380 km de distância, ou Imperatriz (MA), 250 km, em busca do direito fundamental de viver, um sofrimento enorme para uma pessoa que já está enfrentando uma doença tão complicada como o câncer. Esse deslocamento vem sendo custeado pelo Estado.
Durante cinco anos, os ex-gestores da Saúde não conseguiram realizar sequer a adaptação do centro oncológico e reforma para instalação e funcionamento do novo aparelho. Algumas pendências se arrastavam desde 2015. Somente em maio de 2018, o recém-empossado governador Mauro Carlesse ordenou que a situação fosse revolvida de imediato. Era o start necessário para solucionar vários problemas!
“Não é possível que demore cinco anos para que o Governo consiga instalar uma máquina”, disse Carlesse na época.
Nesse longo período, três governadores passaram pelo problema de olhos praticamente vendados: Siqueira Campos, Sandoval Cardoso e, por último, Marcelo Miranda.
A retomada do atendimento em Araguaína vai garantir sobretudo dignidade aos pacientes e economia aos cofres públicos.