Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Contagem regressiva

Carlesse tem 30 dias para decidir futuro político: renunciar ou ficar sem mandato em 2023

Para disputar Eleições 2022, Carlesse teria que renunciar até 2 de abril.

Por Arnaldo Filho 2.693
Comentários (0)

02/03/2022 15h27 - Atualizado há 5 meses
Mauro Carlesse foi afastado por ordem do STJ no dia 20 de outubro do ano passado

Mauro Carlesse (PSL) teve uma ascensão política meteórica – de deputado estadual a governador no primeiro mandato – e sofreu um tombo tão rápido quanto o brilho do sucesso. Afastado do comando do Palácio Araguaia há mais de 130 dias e enfrentando um processo de cassação na Assembleia Legislativa, além de ter se tornado réu em ação penal no STJ, o [ainda] governador tem apenas 30 dias para tomar uma decisão importante sobre o seu futuro político.

Carlesse, que outrora vivia uma situação aparentemente confortável como governador e tinha o apoio da maioria absoluta dos deputados estaduais, agora viu seu grupo político se dissolver em meio ao processo de impeachment na Casa de Leis, onde recentemente sofreu duas derrotas no mesmo dia. É o ônus da perda de poder! Enfim, ele já sofre o desgaste político em razão das poucas chances de retornar ao Governo do Estado.  

Não obstante, o governador afastado ainda terá pela frente um caminho tortuoso. Recentemente, como dito, virou réu pelos crimes de obstrução de investigação criminal, falsidade ideológica e denunciação caluniosa. É só a primeira ação penal oriunda da operação que o afastou do cargo. Por enquanto, com foro privilegiado, o processo [ainda] tramita no STJ – Superior Tribunal de Justiça.

Durante esses mais de 4 meses de afastamento, Carlesse simplesmente desapareceu do cenário político e nunca realizou sequer uma coletiva de imprensa para, no mínimo, defender-se das acusações ou prestar os devidos esclarecimentos à população. Um erro!

Renúncia

No atual momento, o retorno ao governo pode não representar mais um ganho político significativo para Carlesse, pois o sonho do 3º mandato era apenas um devaneio. O governador afastado sabe, com certeza, que um político sem mandato é como uma cobra sem veneno.

Prazo para deixar cargo de governador e disputar Eleições 2022

2023 está logo ali e Carlesse precisa fazer uma escolha até o dia 2 de abril deste ano: renunciar ao cargo de governador para concorrer às Eleições 2022 ou simplesmente abrir mão da chance de continuar com foro privilegiado a partir do próximo ano.

Nesse cenário, a renúncia parece ser a decisão mais sábia em prol da busca de um mandato de deputado federal, com chances reais de sair vitorioso. Carlesse tem apenas 30 dias para refletir e tomar a decisão menos dolorosa.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.