Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

GURUPI

Com Josi, Fortes e Pisoni no páreo, pré-candidatos articulam composição das chapas de vereadores

Nomes femininos para a disputa já são disputados por pré-candidaturas

Por Eduardo Azevedo
Comentários (0)

27/02/2024 12h08 - Atualizado há 1 mês
Gurupi agora tem três pré-candidatos a prefeito

Notícias do Tocantins - O empresário Cristiano Pisoni confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Gurupi em uma declaração ao AF Notícias nesta terça-feira (27/02). "Me filiei ao PSDB e sou pré-candidato a Prefeitura de Gurupi", garantiu. A decisão já tinha sido anunciada na última semana, após sua filiação ao partido presidido pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. 

A pré-candidatura agrega um novo elemento ao cenário político da cidade, até então dominado pela polarização entre a prefeita Josi Nunes (UB), que busca a reeleição, e o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD).

A entrada de Pisoni na corrida eleitoral gera uma nova onda de articulações políticas, especialmente na construção das chapas para vereadores. Na última eleição, apenas três partidos conseguiram eleger dois vereadores - o Podemos, PSB e o PTB - enquanto outros nove elegeram apenas um. No entanto, esse cenário deve mudar completamente.

O União Brasil, liderado por Josi, provavelmente terá mais facilidade em construir uma chapa, possivelmente optando por um "chapão" com vereadores de mandato. Por outro lado, o PSD de Eduardo Fortes representa uma incógnita nesse processo. Atualmente presidido pelo senador Irajá, único político do Estado que faz oposição ferrenha ao governador Wanderlei Barbosa (PSD), a configuração da chapa do PSD - ou de outro partido - só deve ser confirmada em março.

O PSDB, por sua vez, representa uma alternativa para possíveis candidaturas de Gurupi, proporcionando um "desafogo" para muitos no processo. Porém, é necessário avaliar como o Cidadania, partido que faz federação com o PSDB de Pisoni, se comportará e quantas indicações poderá fazer na disputa.

Em Palmas, por exemplo, o presidente do Cidadania no Estado, deputado estadual Eduardo do Dertins, provavelmente não fará indicações, já que apoia a pré-candidatura de Janad Valcari (PL), rival de Cinthia Ribeiro. Essa não indicação poderia ser uma estratégia para enfraquecer a chapa do PSDB na capital, onde o partido da prefeita também está caminhando para a construção de um "chapão".

Nomes femininos

A busca por nomes para compor a lista de candidatos está intensa, seguindo o padrão observado em muitas cidades, onde os aspirantes sem mandato preferem evitar chapa com vereadores que já ocupam uma cadeira no parlamento. Além disso, a busca por candidaturas femininas ganha destaque devido à exigência legal de cumprir a cota de gênero. Atualmente, dos 15 parlamentares, apenas três são mulheres: Leda Pedrini, Marilis e Débora Ribeiro.

Débora é a única mulher que faz oposição à gestão municipal e ganhou muito espaço no cenário político por causa de seus posicionamentos.

Uma pré-candidata que também vem ganhando destaque nas redes é a Professora Alana, ex-diretora do CEM Arizinho. Apesar de não ter sido eleita em 2020 devido a questões de legenda, ela obteve uma votação expressiva de 615 votos, sendo a 12ª mais votada da cidade, à frente de cinco vereadores com mandato.

Outro nome que também corre nos bastidores da cidade, porém, de forma mais tímida, é o da secretária de Saúde Luana Nunes, filha de Josi. Médica, ela tem desenvolvido um bom trabalho à frente da Pasta e pode ser uma opção como "puxadora de votos". 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.