Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

ELEIÇÕES 2024

Com desistência de pré-candidato do PT, jornalista Roberta Tum ganha força na esquerda de Palmas

Pré-candidata pode ser o nome de consenso da federação PT, PCdoB e PV.

Por Eduardo Azevedo 1.898
Comentários (0)

05/02/2024 07h45 - Atualizado há 2 meses
Tum é pré-candidata a Prefeita pelo PCdoB

Com a saída do páreo do petista João Helder Vilela como pré-candidato a prefeito de Palmas, o caminho se abriu para a consolidação do nome da jornalista Roberta Tum (PCdoB), que ganha mais força dentro da federação PT, PV e PCdoB.

Uma reportagem da Folha de S.Paulo, veiculada na última quinta-feira (01/02), destaca a jornalista como uma das pré-candidatas à disputa pela Prefeitura de Palmas e também cita os nomes de Carlos Amastha, Janad Vacari, Júnior Geo, Ricardo Ayres, Vanda Monteiro. Roberta Tum é a atual presidente do PCdoB da Capital.

O PT, que inicialmente tinha o empresário João Hélder Vilela como pré-candidato, viu a desistência dele na semana passada. Agora, o partido analisa a possibilidade de colocar outro nome ou apoiar a jornalista como opção do grupo. Essa última alternativa tem ganhado apoio dentro da sigla, como expressado pelo ex-senador Donizeti Nogueira. “Acho que o nome pode ser o da Roberta. Minha defesa é que o PT concentre seus quadros na tarefa de eleger vereadores”, tem dito nos bastidores.

PCdoB terá fundo nacional acima de R$ 75 milhões 

O jornal Estadão, por sua vez, trouxe reportagem neste final de semana listando os valores do Fundo Partidário Nacional a ser repassado aos partidos. O PCdoB figura como o 16º maior fundo, e ainda foi beneficiado com um acréscimo por cumprir as cotas e viabilizar candidaturas verdadeiras de mulheres e negros. A mesma métrica foi aplicada pelo TSE para o PSOL, que também fez o dever de casa neste quesito.

A jornalista Roberta Tum comentou a publicação da Folha de S. Paulo. “Um importante reconhecimento para nós que apenas começamos esta caminhada, buscando primeiro construir nosso espaço dentro da Federação. Temos muito ainda que mobilizar e envolver os diversos segmentos da comunidade palmense em torno de um projeto de cidade mais inclusivo e justo para todos”.

Paulo Mourão

Alguns quadros do PT têm sondado o nome do ex-candidato a governador nas últimas eleições, Paulo Mourão, como uma possível opção para a disputa em Palmas. No entanto, há obstáculos nesse ponto, mesmo considerando seu perfil qualificado dentro da sigla. Um dos principais entraves é a falta de identificação do nome de Mourão com Palmas, além de uma percepção de que ele não possui o espírito de mobilização da militância, um aspecto que motiva tanto os quadros internos do partido quanto os simpatizantes da esquerda.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.