Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

NAS REDES

Saiba quem são os vereadores mais populares do Instagram nas três maiores cidades do Tocantins

Popularidade digital garante maior alcance das mensagens políticas.

Por Eduardo Azevedo 2.494
Comentários (0)

17/01/2024 10h07 - Atualizado há 3 meses
Vereadores mais seguidos no Instagram nas três maiores cidades do Tocantins

A divulgação do trabalho parlamentar vem ganhando novas dimensões no cenário político tocantinense. Os vereadores, por exemplo, estão explorando cada dia mas as redes sociais como ferramenta estratégica para levar informações aos cidadãos. Além dos métodos tradicionais, como a mídia, uso da tribuna e sessões, as plataformas digitais têm se destacado como uma maneira eficaz de atingir um público ainda mais amplo.

O Instagram, em especial, se tornou uma espécie de "termômetro" para medir a popularidade e o alcance dos políticos, como evidenciado pelo governador Wanderlei Barbosa, que alcançou a marca de 100 mil seguidores no final de dezembro de 2023, sendo o político mais seguido no Tocantins.

Recentemente, o AF Notícias elaborou um ranking dos prefeitos mais populares no Instagram nas 10 maiores cidades do Estado, evidenciando a relevância dessa plataforma no universo político.

Dando continuidade as análise, a reportagem também realizou um levantamento para identificar os vereadores mais populares no Instagram entre as três maiores cidades do estado: Palmas, Araguaína e Gurupi.

Os dados consideram exclusivamente os vereadores eleitos em 2020, incluindo aqueles que assumiram uma cadeira de forma definitiva posteriormente.

Em Palmas, com 19 vereadores, os três mais seguidos são:

1. Pedro Cardoso - 17.5 mil seguidores
2. Rubens Uchôa - 16.1 mil seguidores
3. Márcio Reis - 15.8 mil seguidores

Já em Araguaína, com 17 vereadores, o pódio dos mais seguidos é este:

1. Fraudneis Fiomare - 15.4 mil seguidores
2. Terciliano Gomes - 12.4 mil seguidores
3. Sargento Jorge Carneiro - 12.2 mil seguidores

Na cidade de Gurupi, que conta com 15 vereadores, os três mais populares no Instagram são:

1. Rodrigo Maciel - 12.6 mil seguidores
2. Débora Ribeiro - 9.770 seguidores
3. Davi Abrantes - 8.524 seguidores

Os números refletem não apenas a popularidade individual dos vereadores, mas também indicam a eficácia de suas estratégias de comunicação nas redes sociais. Os dados foram levantados na manhã desta quarta-feira (17/01) e podem sofrer variações ao longo dos próximos dias.

Os vereadores de Palmas são os mais seguidos no Instagram entre as três maiores cidades do Estado. Uma observação relevante é a presença de apenas uma mulher no grupo: Débora Ribeiro, de Gurupi. No contexto geral dos três municípios, são 51 cadeiras nas Câmaras Municipais, mas apenas 07 são ocupadas por mulheres.

Seguidor não significa apoio confirmado

A quantidade de seguidores em qualquer uma das redes sociais não reflete, necessariamente, na garantia de votos e apoios. Diversos fatores como opiniões políticas, oposição, apelo de suas mensagens e seguidores de outras cidades, por exemplo, podem influenciar nesse número. Porém, quanto maior o número de seguidores, maior é o alcance da mensagem transmitida pelo político.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.