Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Aneel

Desconfiança sobre valor da conta de luz aumenta quase 17% no Tocantins, aponta pesquisa

Consumidor está inseguro de que o valor cobrado esteja correto.

Por Arnaldo Filho 1.803
Comentários (0)

06/08/2021 16h49 - Atualizado há 2 anos
Conta de luz da Energisa Tocantins

Com o preço da conta de luz nas alturas, a insegurança do consumidor tocantinense em relação ao valor cobrado pela Energisa teve um salto de quase 17% de um ano para outro.

É o que mostra a pesquisa anual de satisfação do consumidor encomendada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os dados foram coletados no período de 17 de novembro de 2020 a 12 de fevereiro de 2021, e divulgados em 29 de julho. O diretor presidente da empresa no Tocantins é Alessandro Brum.

Na pesquisa, os consumidores foram questionados sobre a "segurança de que o valor cobrado na conta de luz está correto". Em 2019, 56,61% dos entrevistados disseram ter segurança de que estavam pagando o valor efetivamente devido. Já em 2020, esse percentual caiu 16,84%, ficando em 47,08% - demostrando um aumento considerável no nível de insegurança do consumidor em relação ao valor cobrado.

VEJA MAIS

No quesito "facilidade de entender todas as informações da conta de luz", a avaliação da Energisa teve queda de 7,79% (de 67,32% para 62,07%). A empresa também pirou em relação ao "cumprimento do prazo dado para a realização dos serviços", com queda de 5,31%.

Uma das poucas melhoras constatadas na avaliação da empresa foi em relação ao fornecimento de energia sem interrupções ou variação de tensão, que melhorou 7,18% e 8,07%, respectivamente.

Por outro lado, a Energisa também caiu consideravelmente em relação ao "aviso de corte da luz por falta de pagamento" (- 8,38%), ficando com um dos piores percentuais dos últimos cinco anos. A empresa ainda caiu na avaliação da "eficiência para resolver os problemas e solicitações" dos consumidores (-5,02%).

Veja os percentuais de todos os quesitos avaliados na pesquisa:

Confira os dados apurados na pesquisa da Aneel

A mesma pesquisa mostra que a Energisa Tocantins caiu bastante no ranking de satisfação e confiança do consumidor, ficando entre as piores concessionárias de energia elétrica do Brasil.

CIDADES PESQUISADAS

No Tocantins, foram ouvidos consumidores das cidades de Ananás, Araguaína, Carrasco Bonito, Guaraí, Gurupi, Ipueiras, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Palmas e Tupirama.

A pesquisa analisa, fundamentalmente, a melhoria na qualidade dos serviços, sob a perspectiva do grau de satisfação do consumidor. Desde abril de 2017, a variação anual dessa pesquisa integra o cálculo do reajuste tarifário periódico.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.