Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

EM BRASÍLIA

Do Tocantins, saiba quem foi e quem faltou à solenidade em memória aos ataques de 8 de janeiro

Ato no Congresso Nacional marcou um ano dos ataques aos Três Poderes.

Por Eduardo Azevedo 905
Comentários (0)

09/01/2024 09h05 - Atualizado há 3 meses
Evento ocorreu em Brasília

O ato no Congresso Nacional que marcou um ano dos ataques de 8 de Janeiro de 2023 aos Três Poderes em Brasília, realizado nesta segunda-feira (08/01), não teve a participação de nenhum dos senadores e deputados federais do Tocantins.

O evento 'Democracia Inabalada' foi planejado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governador Wanderlei Barbosa (REP) não marcou presença, pois está de repouso em casa, por recomendação médica.

Dos sete governadores da Região Norte, apenas o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), foram para o Congresso. O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), cumpriram agendas em seus Estados. Os governadores de Rondônia e do Amazonas, Marcos Rocha (União) e Wilson Lima (União), também não foram a Brasília.

Presentes

Dos políticos mais expressivos do Tocantins, somente a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), participou da cerimônia e postou diversas fotos em suas redes sociais, inclusive ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. 

Ausência de Parlamentares do Tocantins

Nenhum dos 11 representantes do Tocantins no Congresso Nacional marcou presença no evento.

O AF Notícias procurou os três senadores do Estado, Professora Dorinha (UB), Irajá (PSD) e Eduardo Gomes (PL). Os dois primeiros não deram retorno ao contato da reportagem. Já a assessoria de comunicação de Gomes avisou previamente que ele não estaria presente na cerimônia.

Além disso, nenhum dos senadores mencionou o "aniversário" de um ano dos ataques aos Três Poderes.

Dos oito deputados federais, alguns justificaram a ausência. A assessoria de Ricardo Ayres (REP) disse que ele não participaria por não estar em Brasília. Ele foi o único congressista do Estado a se manifestar sobre os ataques do dia 8 de janeiro.

Já a assessoria do deputado federal Antônio Andrade (REP) afirmou apenas que ele não estaria presente, sem apontar o motivo. O deputado Vicentinho Júnior (PP) informou que está em recesso parlamentar e, por isso, não se encontrava na capital federal.

Os demais deputados - Gaguim (UB), Eli Borges (PL), Filipe Martins (PL), Lázaro Botelho (PP) e Alexandre Guimarães (REP) - não se manifestaram.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.