Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Senado Federal

Eduardo Gomes vai compor Conselho de Ética do Senado e será responsável por julgar senadores

Alcolumbre disse que já existem demandas para o Conselho de Ética.

Por Arnaldo Filho
Comentários (0)

19/09/2019 10h06 - Atualizado há 4 anos
Senador Eduardo Gomes (MDB-TO)

O Senado definiu, na noite desta quarta-feira (18), os integrantes do Conselho de Ética da Casa. Os nomes foram indicados pelos blocos partidários e não houve objeção. O senador tocantinense Eduardo Gomes (MDB-TO) será um dos membros. Ele é o 2º secretário da Mesa.

Os demais componentes do Conselho são os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Castro (MDB-PI), Confúcio Moura (MDB-RO), Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), Weverton Rocha (PDT-MA), Major Olímpio (PSL-SP), Jacques Wagner (PT-BA), Telmário Mota (PROS-RR), Jaime Campos (DEM-MT), Chico Rodrigues (DEM-RR), Otto Alencar (PSD-BA), Ângelo Coronel (PSD-BA) e Marcos do Val (Podemos-ES). O nome do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) foi aprovado como o corregedor da Casa.

Pelo regimento do Senado, a instalação do Conselho ocorrerá na primeira reunião, quando também será eleito, pelos membros, o presidente do colegiado. Esse primeiro encontro do conselho pode acontecer nesta quinta (19).

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre disse que já existem demandas para o Conselho de Ética. Sem citar casos específicos, o presidente da Casa afirmou que o conselho precisa “começar a trabalhar”.

O Conselho de Ética atua para preservar a dignidade do mandato parlamentar no Senado. É esse o órgão que recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra senadores, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita, até a perda do mandato.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.