Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Próximo gestor

Em entrevista, Wagner Rodrigues reforça prioridades e garante que não aumentará impostos

Ele foi eleito prefeito da cidade com 39.735 votos, correspondente a 50,87%. 

Por Arnaldo Filho 1.089
Comentários (0)

04/12/2020 08h15 - Atualizado há 3 anos
Prefeito eleito de Araguaína Wagner Rodrigues (SD)

Wagner Rodrigues é tocantinense de Formoso do Araguaia (TO), mas radicado em Araguaína desde 1999. É graduado em pedagogia e, também, possui formação em Orçamento Público: gestão financeira, elaboração de emendas, execuções orçamentárias e receitas oriundas de impostos, além de profunda experiência em gestão pública. Exerceu o cargo de coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) entre1999 a 2001. Foi, ainda, secretário parlamentar do gabinete do então deputado federal, Ronaldo Dimas, entre 2003 e 2006. Após o término do mandado de Dimas prosseguiu na mesma função, até 2012, assessorando outros deputados federais. Desde janeiro de 2013, exerceu o cargo de secretário-chefe de Gabinete de Araguaína na gestão do prefeito Ronaldo Dimas. Foi eleito prefeito da cidade com 39.735 votos, correspondente a 50,87%. 

O AF Notícias entrevistou o novo prefeito para saber as prioridades da sua futura gestão e outros pontos importantes. Confira:

- Quais são as prioridades da sua gestão?

Vamos priorizar todas as obras que estão em andamento. Elas precisam ser concluídas e esse é o nosso compromisso. Depois, é necessário zelar pela saúde, pois a pandemia ainda não acabou. Vamos manter todas as unidades de tratamento da Covid em funcionamento, até a consolidação e garantia de eficácia da vacina. Temos planos para expandir os serviços de saúde, mas enfrentar a pandemia com responsabilidade é uma de nossas tarefas.

Além disso, é necessário priorizar a geração de emprego para o nosso povo e há uma perspectiva muito boa para 2021. Estão se preparando para se instalar na cidade a Havan, Agrominas, shopping, a Rede Matheus de Supermercados e a Rede Ibis de Hotéis. O comércio estará fortalecido, portanto.

Faremos a aplicação responsável, também, de R$ 11 milhões oriundos de uma emenda do senador Irajá na área do turismo, como também, outra no valor de R$ 15 milhões para pavimentação asfáltica, iluminação pública, redes pluviais, esgoto para três bairros de Araguaína.

- Existe alguma possibilidade de aumentar impostos a partir da sua gestão?

Não, absolutamente. Possibilidade zero. A população não precisa se preocupar com isso.

- Em relação aos servidores públicos, direitos, progressões, entre outras particularidades, quais são suas expectativas?

Sempre tive uma ótima relação com os servidores públicos enquanto secretário municipal e, como prefeito, não vai ser diferente. Considero-os essenciais, tenho uma relação muito aberta com eles, vou respeitar todos os direitos, eventuais progressões e salários em dia, ou seja, até o quinto dia do mês subsequente. A intenção é sempre pagar o quanto antes, mas logicamente, não podemos deixar de considerar acontecimentos circunstanciais, como bloqueios judiciais, por exemplo, que já pegou de surpresa a administração municipal em outras ocasiões. 

- E no que concerne ao relacionamento com a Câmara de Vereadores?

Durante a gestão do prefeito Dimas - na condição de secretário - sempre cultivamos uma excelente parceria com o parlamento. Meu vice, Marcus Marcelo, esteve na Câmara e também vai me ajudar nessa interlocução com os vereadores, ele é muito capaz. Contudo, essa responsabilidade é minha, essencialmente. Por isso, eu mesmo estarei à frente dos debates e articulações junto à Câmara de Vereadores. Dentre as 17 cadeiras conseguimos eleger 11 e isso também vai contribuir muito com a aprovação das matérias relevantes para a população.

- Os adversários alegam que sua campanha foi vitoriosa em razão de ter sido milionária. O que há de verdade nisso?

Até o dia 15 de dezembro apresentaremos ao Tribunal Regional Eleitoral as planilhas dos nossos gastos e a contabilidade da campanha. Posso garantir que não extrapolamos nenhum limite prudencial. Recebemos poucas doações de pessoas físicas e nossos recursos são oriundos dos próprios partidos (Podemos e Solidariedade). No entanto, reitero que o limite de gastos, estabelecido em razão da campanha anterior, está defasado em relação a Gurupi e Palmas, por exemplo, como também em razão do número de habitantes de Araguaína. O Tribunal precisava rever esse critério, porque os gastos com assessoria jurídica e publicitária são demasiadamente altos.

- A sua administração estará fortalecida, considerando que o deputado federal Tiago Dimas é do seu partido, e que Ronaldo Dimas foi o mentor de sua candidatura?

O Tiago Dimas é o legítimo representante de Araguaína e, tanto ele quanto o pai, tiveram uma responsabilidade muito grande com a cidade. A partir de janeiro, vou dar continuidade a esse trabalho, mas é imprescindível ressaltar que o Tiago tem uma responsabilidade muito grande com todo o Estado do Tocantins e, principalmente, com Araguaína. É o maior parceiro que temos. Junto como senador Eduardo Gomes, tem destinado milhões de reais em emendas quer seja para a saúde, neste período pandêmico, quer seja para obras estruturantes.

Quanto ao prefeito Dimas, em janeiro ele iniciará uma nova caminhada, partirá para um novo projeto, contudo, tenho certeza que estará disposto a me ajudar, caso eu necessite dos seus préstimos. Ele é visionário, tem uma experiência fantástica e promoveu uma transformação fabulosa no município. Estamos promovendo uma transição rápida e sem traumas e isso evitará a descontinuidade.

- Suas considerações finais...

Quero dizer ao povo de Araguaína que a partir de janeiro de 2021 serei o prefeito de todos e não apenas daqueles que votaram em mim. Tenho respeito por todos os cidadãos e quero, inclusive, parceria com todos os grupos políticos que disputaram a eleição comigo, para melhorar ainda mais a nossa cidade. Eles podem apresentar ideias e sugestões, porque não? O futuro das famílias araguainenses depende de uma boa gestão e já estamos preparados, com uma boa equipe técnica, pronta para dar continuidade ao trabalho do Dimas. Vamos juntos deixar muitas sementes plantadas e, naturalmente, a comunidade colherá bons frutos num breve futuro. Muito obrigado!

(Colaborou o jornalista Dock Júnior)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.