Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Eleições 2020

Em Gurupi, Gutierres Torquato deixa partido do seu tio Laurez e retorna ao PSB de Amastha

Torquato é pré-candidato a prefeito e também suplente de deputado estadual.

Por Arnaldo Filho 1.130
Comentários (0)

13/04/2020 14h59 - Atualizado há 4 anos
Gutierres volta ao PSB, comandado por Amastha no Tocantins

O pré-candidato a prefeito de Gurupi, Gutierres Torquato, aproveitou o prazo da janela partidária para migrar do PSDB para o PSB, partido comandado no Tocantins pelo ex-prefeito Carlos Amastha.

Ele já foi filiado ao PSB por muitos anos, ou seja, está simplesmente voltando às origens. Torquato considera que a sigla possui uma das melhores linhas ideológicas partidárias. O partido também está na base aliada do prefeito Laurez Moreira (PSDB).

Base sólida e vice de peso

Em torno do seu nome, Torquato já reuniu partidos de sólida tradição em Gurupi, como o próprio PSB, PSDB, PODEMOS, AVANTE, CIDADANIA, PP, PSC, PSL e, por fim, o DEM. A chapa já estaria, inclusive, formada.

 O vereador Eduardo Fortes, com significante trabalho social na cidade, deve ser o candidato a vice-prefeito.

Fortes obteve – apenas em Gurupi – mais de 12 mil votos para deputado federal em 2018. Além disso, 11 dos 13 vereadores detentores de mandato estão fechados com o pré-candidato a prefeito.

Torquato pretendia se afastar do cargo de secretário Municipal de Saúde no último dia 04 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição. Ele visava fazer articulações políticas e, mais ainda, ganhar musculatura. Contudo, ante a pandemia de coronavírus, que está exigindo medidas urgentes na área da saúde, ele vai deixar o cargo apenas em 04 de junho, prazo fatal para aqueles que pretendem concorrer em outubro.

Oposição também se articula

Os concorrentes de Torquato também mudaram de sigla.

Walter Junior – adversário de Laurez Moreira em 2016 – migrou do MDB para o PSD.

O agora deputado estadual Gleydson Nato saiu do PHS para o PTB.

O ex-candidato a senador em 2018, pelo PSL, Farlei Meyer, será candidato a prefeito pelo Patriotas.

Suplentes de deputado estadual

Gutierres Torquato é o primeiro suplente de deputado estadual da coligação composta por PSB / PSDB / PR / PODE / MDB / PSC em 2018. Para não perder essa condição, ele tratou de conseguir uma carta de anuência para desfiliação do PSDB e entende, ainda, que por ter migrado para uma sigla que pertence à coligação não o trará prejuízos futuros.

O 2º suplente é o pré-candidato a prefeito de Araguaína Marcus Marcelo, que permaneceu no PL para não correr o risco de perder a suplência de deputado.

O terceiro suplente é Filipe Martins, vereador em Palmas. Ele também trocou de partido, do PSC para o PSDB, com base no mesmo fundamento usado por Gutierres Torquato.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.