Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Covid-19

Empréstimo de respirador mecânico trava na burocracia e ineficiência da prefeitura de Ananás

O equipamento já deveria estar sendo usado por pacientes infectados pelo coronavírus.

Por Arnaldo Filho 1.021
Comentários (0)

04/05/2020 18h50 - Atualizado há 3 anos
Prefeito de Ananás, Valber Saraiva (DC)

Enquanto dezenas de tocantinenses já estão internados em hospitais públicos e privados do Estado por conta do novo coronavírus, um respirador mecânico continua parado e sem nenhuma utilidade no município de Ananás (TO). O prefeito da cidade é Valber Saraiva (DC).

O Tocantins já contabiliza 267 infectados pela covid-19, com seis mortes e 25 pessoas internadas, sendo mais da metade em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

A doença causa dificuldade para respirar e, por isso, os respiradores são tão necessários para pacientes graves.  Por essa razão, a demanda pelo equipamento disparou no mundo inteiro após o início da pandemia.

BUROCRACIA

O respirador do município de Ananás já deveria estar em um dos hospitais públicos de Araguaína, porém, algo simples, que é o empréstimo do equipamento, está sendo travado pela morosidade, burocracia e ineficiência da gestão municipal.

Na semana passada, o defensor público Sandro Ferreira encaminhou ofício ao Município de Ananás explicando que a cessão seria a título de empréstimo e pelo período de seis meses.

Em resposta ao ofício, o secretário municipal da Saúde, Luiz Neto Fernandes, disse que o aparelho vai ser cedido ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT), mas precisa que a Secretaria de Saúde do Estado envie um documento formalizando a solicitação.

Queriam pedir autorização até à Câmara de Vereadores, por meio de projeto de lei, para emprestar o respirador! 

VIAGEM PERDIDA!

Neste domingo (03/05), a prefeitura de Araguaína chegou a enviar um veículo para buscar o aparelho em Ananás, mas voltou sem o equipamento por causa desses procedimentos burocráticos exigidos pela gestão.

Em resumo, um equipamento estratégico para salvar vidas durante a pandemia não pode ser liberado por falta de um papel solicitando, encarecidamente, o empréstimo. Afinal, qual é mesmo o valor de uma vida?

Ananás já tem 1 caso confirmado de Covid-19 e qualquer paciente em estado grave será transferido para Araguaína.

"Precisamos unir esforços para urgentemente aumentar a estrutura de leitos em Araguaína, especialmente os destinados a pacientes graves. A cidade é referência na região norte do Estado e sofre hoje um aumento crescente no número de casos e na utilização de leitos, inclusive de UTI", disse Sandro Ferreira.

Ofício ainda da semana passada e o respirador nunca foi liberado
Respirador não tem nenhuma utilidade em Ananás

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.