Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Bastidores

Eleições 2024: os rumos de Wanderlei na definição de apoios nas principais cidades do Tocantins

Apoio do Palácio segue indefinido em muitas cidades do Estado.

Por Da Redação 1.589
Comentários (0)

24/01/2024 18h25 - Atualizado há 3 meses
Apoio do Governador é disputado em várias cidades

Nos bastidores da política tocantinense, um dos grandes questionamentos diz respeito ao apoio do governador Wanderlei Barbosa (REP) na eleição para prefeito de Palmas, assunto que tem rendido muitos debates.

Até agora, há poucas definições sobre o apoio político do Palácio Araguaia na maioria das cidades, sobretudo nas maiores. Araguaína é uma das poucas exceções, com o nome do deputado estadual Jorge Frederico (REP).

Em Porto Nacional, o Palácio caminha para respaldar a pré-candidatura de Antônio Andrade (REP), enquanto em Paraíso do Tocantins, a aposta está no nome de Osires Damaso, atual secretário de Estado da Governadoria. Não há definição clara, contudo, por exemplo, em Gurupi, Colinas do Tocantins, Araguatins e tantas outras cidades importantes.

Em Palmas, o governo tem em sua base política diversos pré-candidatos, como as deputadas estaduais Janad Valcari e Vanda Monteiro, o deputado Cleiton Cardoso e o deputado federal Ricardo Ayres. Tem ainda o deputado estadual Júnior Geo, que não assume publicamente ser da base governista, mas sonha em ter o apoio do Palácio e também da prefeita Cinthia Ribeiro, uma convergência pouco provável.

Fontes palacianas revelaram à reportagem que a decisão do governador deveria ter sido tomada já no início de 2024, mas as incertezas em torno da eleição de Léo Barbosa (REP) à presidência da Assembleia Legislativa (Aleto) adiaram o anúncio oficial.

A possível anulação da eleição antecipada para a Mesa Diretora no biênio 2025/2026, que já se encontra suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), adiciona mais um elemento de incerteza ao processo, pois a eleição municipal pode mexer com os ânimos no Parlamento Estadual. Apesar disso, o anúncio não deve mais demorar tanto para não prejudicar a articulação política! É aguardar o desfecho desse xadrez político.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.