Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Bastidores da política

Esposo de Vanda Monteiro na gestão de Cinthia desenha cenário de 2024; Câmara convoca suplente

Nomeação de Márcio Reis estreita relação entre deputada e prefeita da capital.

Por Arnaldo Filho 1.363
Comentários (0)

08/06/2023 10h13 - Atualizado há 10 meses
Deputada Vanda Monteiro, vereador Márcio Reis e prefeita Cinthia Ribeiro

Após o vereador Márcio Reis (União) assumir a presidência da Fundação da Juventude de Palmas, no último dia 2/6, o suplente Mauro Mota (PSL), que obteve 843 votos em 2020, foi convocado pelo presidente da Câmara de Palmas, Folha Filho (PSDB), para apresentar documentos e tomar posse do cargo de vereador a partir da próxima sessão, terça-feira (13). 

Nas entrelinhas do tabuleiro político, o cenário para as eleições de 2024 vai se desenhando, pois tal nomeação mostra que a relação entre a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e a deputada estadual Vanda Monteiro (União) está se estreitando. Se antes eram inimigas quase que mortais, com trocas de farpas mútuas durante o período eleitoral de 2020, ao que parece, a relação política foi realinhada. Afinal, é assim que se faz política, varrendo para dentro!

A deputada seria a virtual candidata do Paço Municipal para as eleições de 2024?

O tabuleiro do jogo político indica que sim. Além da nomeação do esposo, outras peças desse jogo demonstram que a tendência é essa. Neste caso, Vanda teria que enfrentar sua colega de parlamento, Janad Valcari (PL), pré-candidata declarada à Prefeitura de Palmas e, simultaneamente, seu padrinho político, Carlos Amastha (PSB), outro pré-candidato que vem lutando por espaço. 

Aliança política entre o Palácio Araguaia e o Paço de Palmas só dura até alguém não ceder

É cedo para cravar que esse será o desfecho final, contudo, além dos adversários externos, Vanda terá que lutar também internamente. Se a prefeita de Palmas mantiver o alinhamento com o chefe do Palácio Araguaia, Wanderlei Barbosa (REPU), como fazer para controlar a sede e o peso político do deputado federal do mesmo partido do governador, Ricardo Ayres (REPU), outro concorrente de peso interessado em governar a capital?

Fontes palacianas deixaram escapar que Ayres deve ser o candidato preferido de Barbosa.

Se Vanda Monteiro conta com Cinthia Ribeiro e outros aliados de peso, Ayres tem o próprio governador e Janad tem 'bala na agulha', como diz o velho ditado. Num grupo político com tanta gente graúda, alguém sempre ficará insatisfeito. É aguardar para ver...

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.