Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

POLÊMICA

Deputado Gaguim só 'bate ponto e vaza', diz jornal ao comentar 1.006 'presenças' em comissões

Gaguim tem marcado presença em um número significativo de comissões da Casa.

Por Eduardo Azevedo 1.992
Comentários (0)

16/11/2023 09h05 - Atualizado há 5 meses

O deputado federal do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (UB), foi personagem principal de uma postagem feita pelo Estadão, que traz informações sobre uma grande divergência entre sua frequência e a efetiva participação nos debates das comissões da Câmara dos Deputados. 

De acordo com registros do jornal, Gaguim tem marcado presença em um número significativo de comissões da Casa, acumulando 1.006 presenças desde o início de seu mandato. Uma média de 11 comissões por dia, o que o posiciona como o líder nesse quesito, superando consideravelmente o segundo colocado, que registra 632 presenças.

Porém, de acordo com as informações disponibilizadas, o modus operandi do parlamentar tem levantado questionamentos sobre a natureza de sua participação nessas sessões. "O hábito é simples: o congressista chega ao corredor das comissões – composto por 16 salas – e começa um “tour”. Ele vai a um plenário, registra presença e logo depois se retira para a próxima sala. O método então se repete até visitar todos os espaços. É como se Gaguim tivesse sido eleito por Tocantins para marcar presenças, ao invés de debater projetos e discutir melhorias para o Estado", diz o Estadão na postagem. A matéria completa sairá no fim de semana, segundo o jornal.

O que diz o deputado

Em resposta ao AF Notícias, Gaguim reafirmou que é um dos deputados mais atuantes e presentes do Brasil. Ele destacou que os votos, atualmente, também podem ser realizados de forma online e via aplicativo.

"Como deputado, estou atuando intensamente. Como representante do Tocantins, onde concentro minhas atividades, participo ativamente das Comissões Legislativas. Desde que entrei, tenho ocupado cargos de destaque, como na Comissão de Orçamento, na de Minas e Energias, na questão Ambiental e na defesa dos direitos da mulher. Não à toa, fui reconhecido como um dos parlamentares mais atuantes nas comissões. Entre 2015 e 2020, por exemplo, marquei presença em mais de 5.200 reuniões. Isso implica um compromisso ininterrupto, pois apresento Projetos de Lei em todas elas", explicou.

Gaguim também explicou que essa dedicação se dá pelo fato dos demais deputados confiarem em sua pessoa para dar suporte e garantir a votação de seus projetos. "Embora não seja obrigatório permanecer em todas as reuniões, a falta de presença resulta em críticas infundadas. Entenda, não se trata apenas de bater ponto. São décadas acordando cedo, de dedicação a uma rotina de trabalho, trabalhando das 6h às 3h da manhã. Esse não é um esforço de meses, mas sim de mais de trinta anos", destacou.

Vídeo foi compartilhado no instagram do Jornal Estadão

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.