Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Diap

Famosa lista dos 'Cabeças' do Congresso traz Eduardo Gomes, Dorinha e agora Kátia

Apenas três do Tocantins estão na lista dos 100 mais influentes.

Por Arnaldo Filho 1.174
Comentários (0)

27/08/2021 16h34 - Atualizado há 2 anos
Dorinha, Gomes e Kátia entre os 100 mais influentes do Congresso

Apenas três dos onze parlamentares do Tocantins aparecem entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional em 2021, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o DIAP. Essa é a tradicional lista dos 'Cabeças' do Congresso que é divulgada anualmente.

A relação trouxe novamente o nome do líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB), e o da deputada federal Professora Dorinha Seabra (DEM). Dessa vez, quem também entrou na lista foi a senadora Kátia Abreu (PP), atual presidente da Comissão de Relações Exteriores.

Os três parlamentares tocantinenses estão entre 34 senadores e 66 deputados federais mais influentes, dentre os 81 e 513 membros do Senado e da Câmara, respectivamente.

Os 'Cabeças' do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares — deputados e senadores — que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão dessas, e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar o papel e o contexto para desempenhá-lo.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.