Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Bastidores

Foto em Brasília repercute na política de Palmas: aliados de Cinthia com Eduardo Siqueira e Gomes

Quem estará com quem em 2024? Foto sugere possíveis alianças.

Por Arnaldo Filho 2.056
Comentários (0)

03/10/2023 16h47 - Atualizado há 6 meses
Foto tirada em Brasília gera especulações em Palmas

Uma emblemática foto postada nas redes sociais do vereador de Palmas, Eudes Assis (PSDB), está movimentando os bastidores da política de Palmas.

Após participar da sessão solene em alusão aos 35 anos do Tocantins, no Senado Federal, em Brasília, o parlamentar postou algumas fotos do evento, entre as quais, uma em que aparecem os também vereadores Josmundo Vila Nova (Podemos), Valdson Salazar (PSDB), Clayzer Duarte (Nêgo do Palácio) (PDT) e Major Negreiros (PSDB) ao lado do senador Eduardo Gomes (PL) e do pré-candidato a prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos).

O que parece ser apenas um registro da presença de todos no evento, na verdade, tem muitos outros significados, afinal, para quem sabe ler, um pingo é letra.

Os cinco vereadores são da base da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Pelo que deixou transparecer, o quinteto estava bem à vontade e afinado com o pré-candidato Eduardo Siqueira. Por exclusão, é difícil imaginar a base governista apoiando os pré-candidatos Carlos Amastha (PSB) e Janad Valcari (Podemos) – vez que críticos e adversários políticos de Cinthia –tampouco o Professor Junior Geo (PSC/Podemos), também adversário da prefeita e que ficou em segundo lugar na disputa de 2020.

Cinthia Ribeiro e Mantoan ainda não se posicionaram, mas não será surpresa se optarem pelo candidato que leva o sobrenome Siqueira Campos

Cinthia ainda não declarou abertamente – mesmo porque a campanha nem começou – qual candidato apoiará na sua sucessão em 2024, mas também não há controvérsias sobre a sua sólida ligação com a família Siqueira Campos, laços que foram criados em razão da forte relação de Siqueira com o senador João Ribeiro (in memoriam) que era casado com Cinthia. O ex-governador gravou, inclusive, vídeo em apoio à sua candidatura em 2020, amplamente divulgado e retransmitido no programa eleitoral no rádio e TV.

Por outro lado, o atual esposo de Cinthia, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) não se cansa de idolatrar sua simpatia por Siqueira Campos e por todo seu legado ao Tocantins. Vários fatos comprovam isso: proposição da criação da Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos; tombamento, pelo IPHAN, da Praça dos Girassóis idealizada por Siqueira e, por último e mais recente, a homenagem póstuma a quem ele classificou como “eterno governador” na sessão solene da Assembleia Legislativa, no último dia 29/09, que comemorou os 35 anos do Tocantins. 

O mapa político vai sendo traçado, contudo, não seria surpresa alguma se Cinthia Ribeiro e seu esposo deputado declarassem apoio ao pré-candidato Eduardo Siqueira Campos em 2024.

Eduardo Gomes estará entre a cruz e a espada

Mas e o senador Eduardo Gomes? Também não é segredo que ele indicou o vice da prefeita em 2020, seu irmão André Gomes. O parlamentar também tinha como primeiro suplente no Senado o ex-governador Siqueira Campos, fato que o aproxima ainda mais de Eduardo, com quem já possui amizade de longa data.

Logicamente que estas peças não fecham o tabuleiro do jogo político. Há outro fator a ser considerado: o Partido Liberal, de Eduardo Gomes, tem uma pré-candidata à prefeitura da capital: a deputada estadual Janad Valcari, uma crítica e severa adversária da gestão Cinthia.

A questão é: Eduardo Gomes vai apoiar a candidata do seu partido e enfrentar seu amigo pioneiro de décadas, Eduardo Siqueira Campos? Ou até mesmo apoiar um terceiro nome? Fato é que o senador tem muita habilidade política para mexer as pedras no tabuleiro, seja de que lado for!

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.