Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Entrevista

Governador de Minas cita Tocantins como 'melhor estado do Brasil' na guerra ao coronavírus

"Por que a mídia até hoje não mostrou Tocantins?", questionou.

Por Arnaldo Filho 4.949
Comentários (0)

27/04/2020 08h57 - Atualizado há 3 anos
Romeu Zema, governador de Minas

O governador Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, afirmou que o Tocantins é o "melhor estado do Brasil" no combate ao coronavírus, durante uma entrevista à Folha de SP.

Defensor da flexibilização das medidas de isolamento social em seu estado, Zema diz que o Brasil é um dos países que mais têm se saído bem no combate à pandemia no mundo.

“Parece que mídia gosta de mostrar só morte, só tragédia, só coisa ruim. Nós temos coisa boa para mostrar também”, afirma. E questiona: "Por que a mídia até hoje não mostrou Tocantins, que é o melhor estado do Brasil, com um óbito só? Mas vai em Manaus todo dia mostrar a tragédia."

2 ÓBITOS

Apesar de o governador de Minas ter errado o número de óbitos no Tocantins, o Estado continua sendo o menos impactado pela pandemia de coronavírus. Até agora foram confirmados 67 casos da covid-19, com 02 óbitos e 16 pacientes já recuperados e dispensados do isolamento.

O primeiro óbito ocorreu no dia 14 de março, com uma mulher de 47 anos que estava internada em um hospital da rede privada da Capital. Já o segundo caso, foi registrado no último dia 20, com um morador do município de Paraíso que tinha 68 anos e estava internado em Goiânia (GO).

O Tocantins também foi um dos primeiros estados a adotar medidas de prevenção e isolamento social contra o coronavírus, mas já retomou o processo de flexibilização para retomada da atividade econômica.

SAÍDA DE MORO

Zema lamentou muito a saída do ex-juiz Sérgio Moro do Ministério da Justiça.

"Moro deu esperança de que é possível ter um governo sem essa praga que de certa maneira sempre assolou o Brasil, a corrupção. O presidente Bolsonaro foi sábio ao levá-lo para o governo. E, se alguma instituição não está sendo respeitada, isso é muito preocupante", afirmou, em referência à suspeita de interferência política na Polícia Federal.

Zema é um dos poucos governadores que ainda mantêm relação próxima com Jair Bolsonaro, apesar de não se considerar um aliado. Nas últimas semanas, Zema se recusou a assinar duas cartas de governadores com cobranças e críticas ao comportamento de Bolsonaro na pandemia. 

TRECHO DA ENTREVISTA

De maneira geral isso já poderia estar acontecendo no país? O país tem situações muito distintas. Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os melhores estados, junto com Minas Gerais. Têm uma situação muito diferente de Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará. Não podemos dar a mesma dose de remédio para doentes em situação totalmente diferente. Você está no último grau de alcoolismo e eu tomei meio copo de cerveja, nossa situação é muito diferente.

O sr. se considera um aliado do presidente? Não. Eu sou de outro partido. Não sou fã dele e também não sou crítico. Quero ser independente, como eu sempre fui. No momento que eu julgo que ele está errado eu falo. No momento que eu julgo que ele está certo eu falo. O que eu vejo muito no Brasil é alguém ir para um extremo ou para o outro. Temos de ser ponderados.

Igual a mídia no Brasil, com relação à pandemia, só tem mostrado tragédia. O Brasil é um dos países que melhor tem conduzido essa pandemia no mundo. Vamos pegar as mortes por milhão de habitantes, o que se matou aqui até hoje é o que está morrendo nos EUA em um dia. Parece que mídia gosta de mostrar só morte, só tragédia, só coisa ruim. Nós temos coisa boa para mostrar também.

O sr. concorda como general Ramos, então, que pediu que a imprensa não fale só de morte? Concordo. Por que a mídia até hoje não mostrou Tocantins, que é o melhor estado do Brasil, com um óbito só? Mas vai em Manaus todo dia mostrar a tragédia. Vamos mostrar o ruim, para servir de alerta, e vamos mostrar o bom, para servir de aprendizado.

O que o sr. está dizendo é que a situação do coronavírus no Brasil não é tão ruim assim? Se comparada a Itália, Espanha, EUA, não é ruim. Estamos tendo uma pandemia, mas não vamos chegar provavelmente à quantidade de óbito que esses países chegaram.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.