Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Política

Kátia Abreu é confirmada na equipe de transição de Lula; outros 2 tocantinenses são convidados

São 31 grupos técnicos que compõem a transição de governo.

Por Conteúdo AF Notícias 2.522
Comentários (0)

17/11/2022 11h24 - Atualizado há 1 ano
Kátia, Danilo e Eutália: nomes que estão compondo a equipe de transição.

O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), designado para coordenar o grupo de transição do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já anunciou 285 nomes para compor a equipe após a vitória nas urnas, sobre Jair Bolsonaro (PL), em 30 de outubro.

Desde o dia 8 de novembro, quando assinou a portaria que instalou o gabinete de transição, em Brasília, Alckmin anunciou integrantes de 30 grupos técnicos, além dos nomes dos coordenadores da transição.

Dentre os convidados e nomes já confirmados no Diário Oficial da União (DOU), estão os tocantinenses Kátia Abreu, Danilo Melo e Eutália Barbosa.

Além de elaborar propostas para o futuro governo, também é tarefa do gabinete de transição tomar conhecimento das políticas conduzidas pelo governo demissionário e da situação das contas públicas.

O contingente da mega equipe anunciada por Alckmin representa mais de 4 vezes o previsto na lei da transição para esse tipo de trabalho, 50. Esse limite, porém, é apenas o número máximo de pessoas a receberem salário do governo para compor a transição. Não há nenhuma restrição a que mais pessoas participem, desde que seja para trabalho voluntário.

KÁTIA ABREU

O nome da senadora Kátia Abreu (PP) foi anunciado nesta quarta-feira (16/11), durante coletiva do vice-presidente eleito para a imprensa nacional. 

Kátia foi presidente por três mandatos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é ex-deputada-federal e atualmente senadora pelo Tocantins. A parlamentar já foi ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (2015–2016).

DANILO MELO

O secretário estadual da Educação da Bahia, Danilo de Melo Souza, recebeu convite do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para participar do Núcleo de Transição para elaborar políticas educacionais da futura administração petista. 

A informação foi publicada em veículos baianos, mas o nome do político ainda não apareceu no Diário Oficial da União (DOU).

Danilo foi secretário da Educação de Palmas nas gestões de Carlos Amastha (PSB) e Raul Filho (MDB), e do Estado, no governo de Siqueira Campos (PL). Com a renúncia de Amastha, em abril de 2018, ele permaneceu no comando da pasta, mas foi exonerado logo em seguida pela sucessora, a atual prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

EUTÁLIA BARBOSA

A assistente social do Serviço Único de Saúde (SUS), ex-secretária e suplente de vereadora na Câmara Municipal de Palmas, Eutália Barbosa, foi convidada para participar do Grupo Técnico que vai assessorar a Coordenação da área do Desenvolvimento Social e Combate à Fome na Comissão de Transição.

Eutália deve trabalhar com Márcia Lopes, ex-ministra no governo petista. 

Ela foi secretária municipal de Assistência Social no governo do PT em Palmas e comandou a pasta estadual no Pará. No governo de Dilma Rousseff, integrou a Secretaria Nacional.

Nas Eleições 2022, ela foi candidata a deputada estadual pela legenda do PT. Luta pelas questões de gênero e está à frente das questões sociais no Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.