Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

De olho nas eleições

Kátia fecha no PP e nome de Lázaro Botelho é cogitado na disputa à prefeitura de Araguaína

Lázaro foi deputado federal por três mandatos e ainda é o primeiro suplente.

Por Arnaldo Filho 1.934
Comentários (0)

04/03/2020 15h09 - Atualizado há 4 anos
Ex-deputado federal Lázaro Botelho (PP)

Está decidido. A senadora Kátia Abreu vai mesmo para o Progressistas, partido presidido atualmente pelo ex-deputado federal Lázaro Botelho, de Araguaína. 

A parlamentar tocantinense já estava de olho na sigla há algum tempo, mas Lázaro vinha sendo mantido no comando estadual devido ao seu prestígio junto ao presidente Nacional, Ciro Nogueira, e à bancada federal pepista.

SAÍDA DE UM SENADOR DO PP

Uma situação externa acabou influenciando no Tocantins. O senador goiano Vanderlan Cardoso deixou o PP e migrou para o PSD. Com essa movimentação, a bancada do partido diminuiu no Senado e precisava ser recomposta urgentemente devido à nova composição das comissões. 

Com uma bancada menor, o Progressistas seria prejudicado neste processo e perderia espaço nas Comissões. Portanto, a filiação de Kátia ao PP vai suprir a saída do senador goiano.

REUNIÃO EM BRASÍLIA

Nesta quarta-feira (4) o ex-deputado Lázaro Botelho se reuniu com a Executiva Nacional, em Brasília, para tratar de toda essa questão partidária.

Lázaro foi deputado federal por três mandatos e ainda é o primeiro suplente, com mais de 40 mil votos recebidos na última eleição. Estabeleceu o partido como o 2º maior no Estado em número de filiados e sempre manteve uma relação de proximidade especialmente com Ciro Nogueira.

ESPAÇO PARA SER CANDIDATO EM ARAGUAÍNA

Dentro dessas discussões, segundo fontes do AF, o nome do ex-deputado federal teria sido ventilado como possível candidato a prefeito em Araguaína. Ciro teria inclusive garantido apoio especial partidário do próprio Progressistas nesta campanha. A ideia não teria desagradado nenhuma das partes, nem Kátia Abreu - a futura presidente do partido. O objetivo principal é manter Lázaro Botelho no PP. 

A DECISÃO DO PALÁCIO

Com a ventilação de Lázaro como pré-candidato, mais um nome ligado ao Palácio Araguaia entra no páreo na segunda maior cidade do Tocantins. Segundo fontes, o governador Mauro Carlesse (DEM) já teria feito esse convite ao ex-deputado tempos atrás. 

Outro pré-candidato a prefeito é o deputado estadual Jorge Frederico (MDB), que também está na base do Governo. Tem ainda o coronel Silva Neto, atual secretário Chefe da Casa Militar, cujo nome foi ventilado recentemente.

Como tudo ainda está no campo das possibilidades, essas articulações devem gerar ainda bons debates nos bastidores até que seja definido o candidato oficial do Palácio.

DIMAS

O prefeito Ronaldo Dimas apoiou Irajá (PSD) nas últimas eleições, filho de Kátia Abreu. Daí surge outra incógnita: essa situação influenciaria de alguma forma numa candidatura do PP em Araguaína?

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.