Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Atual deputada

Ministério Público do TCE dá parecer pela rejeição das contas de Janad Valcari na Câmara de Palmas

Contas são de 2021, quando Janad era presidente da Câmara.

Por Arnaldo Filho 1.605
Comentários (0)

16/10/2023 15h42 - Atualizado há 6 meses
Janad Valcari é atualmente deputada estadual

O Ministério Público de Contas do Tocantins, órgão integrante do TCE-TO, deu parecer pela irregularidade das contas prestadas pela ex-presidente da Câmara Municipal de Palmas, a atual deputada estadual Janad Valcari (PL), referente ao exercício de 2021.

O parecer foi publicado no Boletim Oficial do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) nº 3338 de 11/10/2023. O documento é assinado pelo procurador de contas Zailon Miranda Labre Rodrigues.

O ponto mais grave citado no parecer é o recolhimento a menor da contribuição previdenciária patronal. O relatório faz menção ao artigo nº 82 da Lei Municipal nº 1.414/2005, que preceitua: “A alíquota de contribuição do Município e de suas autarquias e fundações corresponde a 13,70% da totalidade da remuneração e contribuição dos segurados em atividade. (NR) (Alterada pela Lei nº 2.265, de 21 de outubro de 2016”.

“Todavia, salientamos que a contribuição patronal da unidade gestora em análise não alcançou os patamares exigidos no art. 82, da referida legislação, pois o registro demonstra a contribuição patronal em 11,31%, quando deveria ter sido de 13,70% devidos”, afirma o procurador.

"Nota-se a prática de atos de gestão ilegais e ilegítimos que retratam a existência de irregularidades na administração dos dinheiros, bens e valores públicos geridos pelos responsáveis", afirma o parecer.

Conduta é considerada gravíssima 

No parecer, o procurador de contas considera que tal violação legal é de natureza gravíssima: “Portanto, há de se considerar que a irregularidade apontada, em confronto com a Instrução Normativa do TCE nº 02/2013, implica na formação de decisão pela irregularidade das contas de ordenador, em especial diante do nível da norma violada, a adjetivar como gravíssima a inconsistência remanescente na gestão sob análise”, pontua Zailon Rodrigues.

"Ante o exposto, este Ministério Público de Contas, por seu representante signatário, adota parcialmente o entendimento expressado pela área técnica e manifesta-se pela irregularidade da Prestação de Contas de Ordenador da Câmara Municipal de Palmas/TO, referente ao exercício de 2021".

O parecer ressalta que a ordenadora de despesas, Janad Valcari, e sua contadora, à época, Helieth Barbosa Lopes, foram intimadas para prestar os devidos esclarecimentos e o fizeram, antes do relatório do Ministério Público de Contas. Desse modo, os autos foram encaminhados ao gabinete do relator, o Conselheiro Severiano Jose Costandrade De Aguiar, que deverá incluir o processo na pauta de julgamento da Segunda Câmara, contudo, ainda sem data definida.

O que diz a deputada?

A reportagem do AF Notícias solicitou esclarecimentos por meio da assessoria da deputada estadual Janad Valcari, entretanto, não obteve quaisquer respostas.

O espaço continua aberto para eventuais esclarecimentos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.