Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

REFORMADOS

Plenário e Sala das Comissões da Assembleia Legislativa recebem nova estrutura: veja como ficou

Conheça algumas curiosidades sobre os espaços do Poder Legislativo.

Por Eduardo Azevedo
Comentários (0)

28/02/2024 08h45 - Atualizado há 2 meses
Plenário da Aleto reformado

Notícias do Tocantins - O Plenário Antônio Pesconi da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) passou por uma significativa reforma, apresentando agora uma estrutura mais moderna, com acabamento em tom de madeira. O local em questão é o espaço onde os deputados estaduais se reúnem para participar das sessões. A reportagem esteve na Casa de Leis nesta terça-feira (27/2).

Muitas pessoas desconhecem que o nome do Plenário da Aleto. Ainda em Miracema, a capital provisória do Estado, o local recebeu o nome do Deputado Antônio Pesconi. Eleito o mais votado, em 26 de dezembro de 1988, a poucos dias da posse, Pesconi morreu vítima de um acidente de automóvel, na estrada que liga Colmeia a Guaraí (TO-336), quando se dirigia a Goiânia para ser diplomado. Na época, a diplomação era em Goiás, tendo em vista que o Estado do Tocantins não havia sido instalado oficialmente. Uma Resolução de 15 de março de 1989 determinou que, mesmo com a mudança de endereço da Assembleia, o nome do plenário ficaria o mesmo, como de fato é até hoje.

A Sala das Comissões, nomeada em homenagem à Jornalista Kelly Cristina Pires Maciel, também foi reformada. Um destaque especial é o quadro dedicado à memória da comunicadora, que atuava como assessora de imprensa no gabinete do então deputado estadual Wanderlei Barbosa, atual governador do Estado. Kelly Cristina faleceu prematuramente aos 28 anos em 2014, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ela é filha do cinegrafista Salomão Aguiar, figura reconhecida no cenário da comunicação tocantinense.

As Sessões Ordinárias na Aleto são realizadas às terças e quartas-feiras, tanto pela manhã quanto à tarde. As quintas-feiras, por sua vez, reservam-se para a realização de sessões solenes, audiências públicas e/ou sessões especiais, as quais visam tratar de assuntos específicos de interesse público ou eventos comemorativos.

Plenário com a nova estrutura
Sala das Comissões reformada
Sala das Comissões Jornalista Kelly Cristina Pires Maciel

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.