Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Agora é lei

Por lei, Babaçulândia é declarada oficialmente a Capital Tocantinense do Turismo; veja atrativos

Cidade possui uma séria de atrativos turísticos, incluindo várias cachoeiras.

Por Arnaldo Filho 5.468
Comentários (0)

16/08/2023 09h45 - Atualizado há 8 meses
Orla de Babaçulândia, norte do Tocantins

O município de Babaçulândia foi declarado oficialmente a Capital Tocantinense do Turismo. A lei estadual nº 4.183, de 6 de julho de 2023, foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres.

A promulgação ocorre quando o governador não sanciona nem veta, no prazo de 15 dias úteis, qualquer projeto de lei que tenha sido aprovado pela Assembleia. Neste caso, o silêncio do chefe do Poder Executivo é interpretado como concordância, ocorrendo, portanto, a sanção tática.

Babaçulândia surgiu às margens do rio Tocantins, em junho de 1926, quando Henrique Brito fixou-se no local com um pequeno estabelecimento comercial. Sob a influência do babaçu, nativo e inesgotável, iniciava-se o povoamento que recebeu o nome de 'Nova Aurora do Coco', que assinalava o esplendor da fonte de riqueza do Babaçual.

Em 1933, o povoado tornou-se distrito de Boa Vista, atual Tocantinópolis. Em 1938, o distrito recebeu o nome de 'Babaçulândia', terra do babaçu, em razão da abundência do fruto na região. Em 1953, o município foi desmembrado de Tocantinópolis e instalado em 1º de janeiro de 1954.

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Babaçulândia possui uma série de atrativos turísticos, incluindo várias cachoeiras (do Degrau, Reinanda, Jenipapo e Santa Bárbara), o lago da barragem da Usina de Estreito/Rio Tocantins, Mirante de Santa Bárbara, Orla da cidade, Praia do Coco, Caverna da Serra da Matança, Mirante da TO-010 e da Pedra Furada, Caverna Vão da Zoada, Fenda da Volta Grande e Gruta de Santa Bárbara.

A cidade também possui bons hotéis e pousadas para hospedagem, além de diversos bares e restaurantes na beira da orla. O município é administrado atualmente pelo prefeito Franciel Brito.

Confira aqui todas as informações turísticas de Babaçulândia.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.