Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Governo Federal

Professor e ativista social de Araguaína é o novo superintendente do Incra no Tocantins; veja perfil

Ele teve o nome indicado por várias entidades sociais.

Por Conteúdo AF Notícias 2.205
Comentários (0)

15/05/2023 09h28 - Atualizado há 11 meses
Edmundo Rodrigues com o ministro Paulo Teixeira, do MDA.

O professor de Araguaína e ativista social Edmundo Rodrigues Costa foi nomeado para o cargo de superintendente regional do Incra no Tocantins, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

A portaria de nº 283, de 10 de maio de 2023, foi assinada pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Fernando Aldrighi. A publicação saiu nesta segunda-feira (15/05) no Diário Oficial da União (DOU).

"É um grande desafio. Vamos dialogar com todos os segmentos e buscar a pacificação no campo tocantinense", declarou o novo superintendente do Incra.

O nome de Edmundo Rodrigues foi indicado pela Articulação Tocantinense de Agroecologia (ATA), entidade que reúne várias organizações sociais, pastorais, movimentos sociais e sindicais do campo no Tocantins, e contou com o apoio do ex-deputado federal Célio Moura (PT), que é amigo de longa data do presidente Lula.

O ofício com a indicação foi assinado por 8 entidades: Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento Interestadual das Quebradeiras de Côco Babaçu (MIQCB); Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO); Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Comissão Pastoral das Terra (CPT); Movimento Estadual de Direitos Humanos (MEDH) e Coordenação das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO).

PERFIL DO SUPERINTENDENTE

Edmundo Rodrigues Costa, 45 anos, é graduado em História pela Unitins e pós-graduado em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Tocantins.

Trabalha como agente de pastoral desde 1999 na Comissão Pastoral da Terra, sendo que no período de 2009 a 2015 foi membro da coordenação nacional.

Foi eleito presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Araguaína para o pleito 2019/2023. Atualmente é secretário da Comissão Episcopal para a Ação Social Transformadora da CNBB Norte 3.

Durante o Curso de História da Unitins foi presidente do Diretório Acadêmico e uma das lideranças à frente do Movimento SOS Unitins pela Universidade Pública, luta que resultou na criação da UFT.

Participou de vários seminários internacionais sobre Direitos Humanos e Reforma Agrária na Bélgica, Argentina, Colômbia entre outros países.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.