Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Na Assembleia Legislativa

Projeto para cortar ponto de deputado 'fujão' no Tocantins tenta resistir ao 2º engavetamento

Projeto já foi rejeitado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Por Arnaldo Filho 838
Comentários (0)

13/09/2023 08h55 - Atualizado há 7 meses
Recurso levará projeto polêmico ao plenário da Assembleia Legislativa

Um projeto polêmico, porém, muito coerente, está prestes a ser enterrado no arquivo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) por afetar diretamente os interesses da maioria dos próprios deputados estaduais.   

O deputado Professor Júnior Geo (PSC) apresentou um projeto de resolução que prevê o corte no ponto de parlamentares que se ausentarem da sessão, mesmo após ter registrado inicialmente sua presença. Ele justifica que, muitas da vezes, o painel da Casa de Leis mostra que há quórum suficiente para deliberar os projetos, mas isso não reflete a realidade no plenário, pois muitos deputados "presentes" acabam se ausentando no decorrer das sessões.

Ocorre que o projeto foi solenemente rejeitado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e, consequentemente, seria engavetado. Porém, nesta terça-feira (12), o autor da proposta interpôs recurso ao plenário, após conseguir três assinaturas, dos deputados Eduardo Fortes (PSD), Fabion Gomes (PL) e Professora Janad Valcari (PL).

Segundo o Regimento Interno, após o recurso, o projeto de resolução deve ser pautado na "ordem do dia" e submetido ao plenário na próxima sessão ordinária, prevista para ocorrer nesta quarta-feira (13).

Segundo o deputado, “as constantes ausências de sessões por falta de quórum requer que medidas como essa sejam aplicadas. Ainda enquanto vereador, já havia proposto e foi aprovado, à época, na Câmara Municipal de Palmas, projeto semelhante”, disse Geo.

Oposição legalista de Geo tem causado polêmicas

Assim como ocorreu em outras votações, como no caso da bonificação para professores concursados – excluindo os contratados – como também, em várias relatorias na CCJR, nas quais Geo tem adotado o hábito de apresentar voto contrário por falta de previsão orçamentária para implantação dos projetos, novamente há uma rota de colisão traçada.

O deputado é considerado pelos pares como “legalista” e, na semana anterior, debateu com o presidente Amélio Cayres (Repu) que a falta de apreciação de Medidas Provisórias (nº 12, 14 e 15) há mais de 45 dias estava trancando a pauta, segundo o artigo 27, Parágrafo VII da Constituição Estadual.

O presidente disse que confiava na sua assessoria legislativa e que isso não estava ocorrendo. Geo retrucou. Na sequência, Cayres desligou o microfone do contestante e disse que, se fosse o caso, que o deputado judicializasse a questão. 

Por ser uma voz quase sempre dissonante, fontes assembleianas confirmam que o deputado Professor Junior Geo já foi confrontado por outros parlamentares – na sala secreta de reuniões – por expor publicamente assuntos, até então internos. Seus posicionamentos contrários à maioria dos demais, coloca-os numa espécie de “saia justa” perante a população.

Como já falamos aqui nesta coluna, a Casa Legislativa estadual não pode se reduzir a um mero puxadinho do Palácio Araguaia, aprovando todas as matérias enviadas pelo Governo do Estado, mesmo quando forem contrárias aos interesses da população ou à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Claro que alguns deputados fazem jus aos votos recebidos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.