Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Bastidores

PRTB, o eterno coadjuvante: síndrome do vice tem diagnóstico prévio em Palmas e Gurupi

O partido não está construindo candidaturas próprias majoritárias.

Por Arnaldo Filho 591
Comentários (0)

27/02/2020 13h43 - Atualizado há 4 anos
Vice-presidente Mourão com o presidente nacional do PRTB, Júlio Fidelix

Na eleição presidencial de 2018, o eleito Jair Bolsonaro costurou e conseguiu o apoio irrestrito dos militares ao convocar o general Mourão (PRTB) para ser seu vice. Abertas as urnas e devidamente empossados, o partido do vice-presidente recebeu, naturalmente, uma enxurrada de filiações, daqueles que adoram “surfar na onda” ao lado de quem está no poder.

Sigla no Tocantins foi beneficiada

Nas mesmas eleições, que alçou o então deputado federal Irajá Abreu (PSD) ao cargo de senador da República, ocorreu algo semelhante. O vereador de Araguaína e presidente da UVET, Terciliano Gomes (PDT) foi escalado para ser o primeiro suplente de Abreu. 

Contudo, em plena campanha eleitoral, em razão da iminente vitória de Jair Bolsonaro na eleição presidencial, Irajá conjecturou que necessitaria de um suplente do PSL – partido do presidente – ou do PRTB, sigla do vice.

Optou por alterar a composição da chapa, elevando o Marcos de Souza Costa (Marcos da Cerâmica) à condição de primeiro suplente, rebaixando Terciliano ao posto de segundo suplente.

Como a eleição de senador é majoritária, pode-se afirmar que o PRTB do Tocantins tem o único 'vice-senador' do país, o que pode ser uma moeda de troca a qualquer momento. 

PRTB novamente sondado em Palmas

A sigla parece carregar mesmo a síndrome do vice. Dentre as articulações para a composição das chapas que concorrerão à Prefeitura de Palmas, o pré-candidato Gil Barison (Republicanos) garante já ter o apoio do PRTB. Além disso, tem dito que seria uma imensa satisfação receber alguém indicado pelo partido para ser seu candidato a vice-prefeito.

Mas o PRTB teria esse nome de peso e com musculatura política em Palmas? Difícil mensurar, mas o certo é o que o partido é desejado “está dentro” do páreo novamente. 

Em Gurupi a história vai no mesmo rumo

Na cidade de Gurupi, o mais importante representante da sigla na região, o vereador Sargento Jenilson, já repassou a presidência da comissão para outro correligionário, tornando-se vice-presidente, sob o argumento de que é necessário se concentrar na pré-campanha de prefeito da cidade.

A questão é que falta-lhe musculatura política e recursos financeiros para tocar uma campanha eleitoral dessa envergadura. As más línguas já dizem que Jenilson quer mesmo é uma vaga de vice (uma vez mais!) em uma chapa competitiva. 

Pelo andar da carruagem, no contexto geral ainda restará ao PRTB, apenas o papel de coadjuvante – pelo menos nas eleições de 2020. Para 2022, já são outros quinhentos.

ASSUNTOS prtb mourão

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.