Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Política

Rejeitada no grupo governista, Kátia reafirma apoio a Wanderlei para amenizar climão

Deputados estaduais estão pressionando o governador.

Por Arnaldo Filho 2.149
Comentários (0)

13/05/2022 20h01 - Atualizado há 2 meses
Governador Wanderlei Barbosa e senadora Kátia Abreu

O nome da senadora Kátia Abreu (PP) vem enfrentando forte rejeição entre deputados estaduais da base de apoio ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na composição da chapa majoritária para as eleições de 2 de outubro.

O desgaste gerado por essa resistência já estaria deixando a situação praticamente insustentável. Fontes ligadas ao Palácio Araguaia negam um possível rompimento, mas reconhecem que a situação é delicada.

Enquanto alguns parlamentares estaduais tentam fritar a senadora, Kátia Abreu segue caminhando lado a lado com Wanderlei em seus compromissos oficiais e extraoficiais, e tenta não demostrar qualquer desgaste na relação.

Contudo, alguns aliados do governador, como o deputado estadual Jair Farias (UB) e o federal Carlos Gaguim (UB), já tentam costurar uma aliança entre a pré-candidata ao Senado Professora Dorinha (UB) e o Palácio Araguaia, cogitando uma possível substituição ao nome de Kátia Abreu.

Os rumores desse entrave estão cada vez mais intensos, principalmente depois que Kátia Abreu e seu filho, Irajá Abreu, se encontraram com outro pré-candidato a governador, o deputado federal Osires Damaso.

Na noite desta sexta-feira (13), a senadora tratou imediatamente de divulgar uma nota reafirmando seu apoio à reeleição de Wanderlei Barbosa (nota ao final).

COMPROMISSO!

Para fontes palacianas, a rejeição ao nome de Kátia Abreu não respinga na imagem do governador Wanderlei Barbosa. Além disso, existe um compromisso de compor com os Abreus e Vicentinhos.

Contudo, recentemente, os deputados estaduais deram um ultimato para o governador durante encontro na casa do parlamentar Valdemar Júnior, em Palmas. Alguns aconselharam Wanderlei a desistir da ideia de ter Kátia na chapa majoritária, e outros até cogitaram deixar a base governista se não houver consenso.

IRAJÁ

Após o fatídico episódio na casa de Valdemar Júnior, a senadora fez uma declaração que deixou muita gente com a pulga atrás da orelha ao dizer que seu filho, senador Irajá, ainda não havia anunciado sua pré-candidatura ao governo não por falta de apoio e sim por opção do grupo. Esse seria o plano B ou C? Qualquer que seja, trata-se de uma decisão difícil mesmo para alguém com a experiência de 16 anos no cargo de senadora da República.

Nota à imprensa da senadora Kátia Abreu

"Na tarde desta sexta-feira, 13, fui surpreendida com a informação veiculada na imprensa de que eu sairia como candidata ao Senado na chapa do deputado Osires Damaso (pré-candidato ao governo do Estado).

Quero ressaltar minha admiração pela pessoa do deputado Damaso e pelo seu desempenho como político, mas até aqui deixei claro meu apoio à candidatura do governador do Tocantins Wanderlei Barbosa.

Minha responsabilidade e amor pelo Tocantins são maiores do que qualquer jogo da política.

Senadora Kátia Abreu (PP-TO)"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.