Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Araguaína

Sem nenhum deputado estadual no grupo, prefeito Wagner tem missão de eleger aliados

Grupo do prefeito não tem apoio de nenhum dos 5 deputados da cidade.

Por Arnaldo Filho 1.012
Comentários (0)

14/09/2022 07h53 - Atualizado há 1 ano
Gipão, Marcus Marcelo e Terciliano Gomes

O grupo do candidato a governador Ronaldo Dimas (PL) está no comando de Araguaína desde 2013, mas nunca conseguiu ter uma base de apoio na Assembleia Legislativa do Tocantins, mesmo ostentando grande força política no segundo maior colégio eleitoral do estado.

No pleito de 2018, a cidade conquistou nada menos que 5 cadeiras no Parlamento Estadual (Olyntho, Jorge Frederico, Valderez, Elenil da Penha e Issam Saado). Destes, apenas 1 deputado era alinhado com a gestão municipal – Elenil -, mas acabou rompendo com o grupo para disputar a prefeitura nas eleições de 2020.

Desse modo, atualmente, o grupo de Dimas não tem apoio de nenhum dos deputados estaduais da cidade, e vem pagando um alto preço político por isso. Na época, um grande aliado de Dimas bateu na trave da vitória, Marcus Marcelo (PL) – que embora tenha sido o candidato mais votado da cidade, ficou como 2º suplente do antigo Partido da República (PR).

Desta vez, o prefeito Wagner Rodrigues – sucessor de Dimas -, tenta corrigir esse erro do passado, e apoia três candidatos, sendo Marcus Marcelo (PL), Gipão (PL) e Terciliano Gomes (PSD).

Caso não consiga eleger pelo menos dois deputados estaduais, Wagner sabe que terá uma oposição ainda mais forte no pleito de 2024, quando, certamente, tentará a reeleição. Portanto, o cenário da próxima eleição municipal depende deste fator e de outro, ainda mais importante: o resultado da eleição de Ronaldo Dimas ao governo. Pois, com Dimas no Palácio Araguaia, Wagner teria sua reeleição praticamente garantida. Do contrário, e ainda sem o apoio de deputados estaduais, a luta será árdua, certamente.

Portanto, a prévia do cenário eleitoral de 2024 já será vislumbrada no dia 2 de outubro. E a contagem regressiva já começou! 

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.