Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Senado

Senador Antônio Anastasia vence disputa ao TCU com 52 votos; Kátia Abreu teve 19

Após grande articulação, Anastasia venceu a eleição de forma tranquila.

Por Conteúdo AF Notícias 2.107
Comentários (0)

14/12/2021 21h05 - Atualizado há 2 anos
Anastasia recebeu o apoio aberto do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

O senador Antônio Anastasia (PSD-MG) venceu a disputa pelo cargo vitalício de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) durante votação realizada no plenário do Senado Federal na noite desta terça-feira (14).

Anastasia recebeu 52 dos 78 votos contabilizados, contra 19 da senadora tocantinense Kátia Abreu (PP-TO) e apenas 7 do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo Bolsonaro no Senado. A escolha aconteceu mediante votação secreta. Ao contrário do que se esperava, Anastasia venceu de maneira tranquila e com larga vantagem de votos. 

Com a derrota, Kátia Abreu volta os olhos para o cenário estadual das Eleições de 2022 com foco na sua candidatura à reeleição.

Anastasia assumirá a vaga deixada pelo ministro Raimundo Carreiro Silva, que se aposentou para assumir a Embaixada do Brasil em Portugal a convite do presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

O resultado representa uma vitória para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que trabalhou nos bastidores para viabilizar a indicação.

Dos nove ministros do TCU, três são indicados pelo Senado, três pela Câmara e três pelo Executivo. O cargo é vitalício, com previsão de aposentadoria compulsória aos 75 anos. A remuneração bruta e de R$ 37.328,65, além dos benefícios.

Antes da votação, Anastasia fez gestos aos parlamentares em busca de apoio. Ele ressaltou que é preciso ter "sensibilidade" ao tomar decisões na corte para evitar injustiças com os gestores públicos.

“A sensibilidade é imprescindível para não se causar injustiça aos gestores públicos, no momento em que o Brasil apresenta tantas distorções na nossa administração pública”, disse Anastasia.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.