Direto ao Ponto Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Pleito municipal

Tocantins se prepara para as eleições 2024: confira datas e regras importantes do ano eleitoral

Estado possui quase 1 milhão de eleitores nos 139 municípios.

Por Eduardo Azevedo 824
Comentários (0)

29/01/2024 07h17 - Atualizado há 3 meses
Datas foram divulgadas pelo TSE

Faltando cerca de nove meses para as eleições municipais de 2024, a Justiça Eleitoral vem se preparando para o pleito, quando serão eleitos prefeitos e vereadores para o mandato 2025/2028.

No Tocantins há quase 1 milhão de eleitores nos 139 municípios do estado. O número tende a aumentar até o início de maio, data em que novos títulos ainda podem ser emitidos, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para auxiliar os eleitores(as) e candidatos(as), o AF Notícias listou 15 datas importantes, divulgadas pelo TSE, com as principais regras e procedimentos até o dia da votação.

Principais datas e normativas

1. Data do Pleito: As eleições municipais estão marcadas para o dia 6 de outubro de 2024, quando os cidadãos tocantinenses escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

2. Possível Segundo Turno: Em Palmas, um eventual segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro, caso nenhum candidato à prefeitura alcance a maioria absoluta.

3. Pesquisas de Opinião: Desde 1º de janeiro, institutos e empresas que conduzirem pesquisas de intenção de voto devem registrar seus levantamentos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

4. Resoluções Eleitorais: Entre 23 e 25 de janeiro, as resoluções que regem as Eleições Municipais de 2024 passaram por audiências públicas e aprovação no Plenário do TSE.

5. Janela Partidária: Vereadores têm entre 7 de março e 5 de abril para trocar de partido sem perder o mandato, visando às eleições.

6. Registro de Estatutos e Filiação: Até 6 de abril, partidos devem registrar estatutos no TSE, e candidatos devem ter domicílio eleitoral na circunscrição desejada, com filiação deferida.

7. Alistamento Eleitoral: Solicitações de título, transferências e regularizações devem ser feitas até 8 de maio.

8. Fechamento do Cadastro Eleitoral: A partir de 9 de maio, nenhum novo pedido de inscrição ou transferência é aceito.

9. Teste de Confirmação do TPS: Entre 15 e 17 de maio, o TSE realiza o Teste de Confirmação para avaliar soluções aplicadas após o Teste Público de Segurança da Urna.

10. Financiamento Coletivo: Pré-candidatos podem iniciar arrecadação de recursos em 15 de maio, observando as restrições da propaganda eleitoral online.

11. Convenções Partidárias e Registro de Candidaturas: De 20 de julho a 5 de agosto, são realizadas convenções para escolha de candidatos, com registro na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

12. Início da Propaganda Eleitoral: A partir de 16 de agosto, após o registro de candidaturas, inicia-se a propaganda eleitoral.

13. Propaganda em Rádio e TV: Programas de rádio e TV com pré-candidatos cessam em 30 de junho, e certas atividades públicas são vedadas a partir de 6 de julho.

14. Horário Eleitoral Gratuito: Com início em 30 de agosto e fim em 3 de outubro, a propaganda gratuita na rádio e TV precede o primeiro turno.

15. Prisão de Eleitores: Restrições à prisão de candidatos começam em 21 de setembro, enquanto eleitores não podem ser presos a partir de 1º de outubro, salvo em casos específicos.

(Com informações do TSE)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.