Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Eleição suplementar

TRE/TO marca julgamento que pode deixar Carlesse e Vicentinho Alves inelegíveis por oito anos

A pauta foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral desta quarta-feira (27).

Por Arnaldo Filho 9.875
Comentários (0)

27/11/2019 20h43 - Atualizado há 4 anos
Carlesse e Vicentinho serão julgados no dia 3 de dezembro no TRE/TO

Três processos envolvendo a eleição suplementar do ano passado ao Governo do Tocantins foram pautados para julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) na sessão da próxima terça-feira, dia 3 de dezembro. A pauta foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral desta quarta-feira (27).

O primeiro da pauta é a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pela Coligação 'A Vez dos Tocantinenses', do então candidato Vicentinho Alves (PL), contra o governador Mauro Carlesse e o vice Wanderlei Barbosa. A outra Aije foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Também está na pauta de julgamento uma Aije da Coligação de Carlesse contra Vicentinho Alves.

Na Aije do MPE, o procurador regional eleitoral Álvaro Manzano acusa Carlesse de comprar apoio político através de emendas parlamentares e convênios, além de utilização de bens públicos em campanha eleitoral, uso promocional de serviços de caráter social e pagamentos irregulares de despesas.

Como o mandato-tampão terminou em 31 de dezembro de 2018, esses processos não levam mais à cassação do mandato do governador, mas podem resultar em inelegibilidade por oito anos.

ELEIÇÕES DE OUTUBRO

O Ministério Público Eleitoral fez um 2º pedido de cassação do governador Mauro Carlesse e do vice, Wanderlei Barbosa, baseado na extinção de mais de 15 mil contratos temporários no dia 1º de janeiro de 2019.

O procurador argumenta que a extinção dos milhares de contratos é um indício de que eles nunca foram realmente necessários e, portanto, tinham finalidade eleitoral. O Governo nega e diz estar tranquilo.

O julgamento deste processo deve ocorrer somente em 2020. Neste caso, se houve cassação dos diplomas haverá nova eleição ao Governo do Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.