Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Em áudio

'Vitória humilhante, não quero parabéns', diz deputado reeleito Eli Borges após derrota do filho

Filho do parlamentar, Thiago Borges era candidato a deputado estadual.

Por Conteúdo AF Notícias 9.068
Comentários (0)

04/10/2022 12h49 - Atualizado há 1 ano
Eli Borges ao lado do filho, Thiago Borges, que era candidato a deputado estadual.

Reeleito no último domingo para mais quatro anos na Câmara dos Deputados, em Brasília, o parlamentar tocantinense Eli Borges (PL) está totalmente insatisfeito com sua vitória e ainda mais decepcionado com a derrota do filho, que disputava eleição para deputado estadual.

Pessoal, eu agradeço aqueles que se esforçaram, eu ganhei essas eleições, mas foi uma vitória muito humilhante, muita igreja dizendo que me apoiava, e apenas uma igreja dando vitória para outro”, desabafou o parlamentar em áudios que circulam em grupos evangélicos (áudios no final da matéria).

Para o deputado, sua vitória com 35.171 votos foi "humilhante" e ele cogita até não assumir o novo mandato. O filho dele, Thiago Borges, obteve apenas 5.801 votos, enquanto o parlamentar disse que esperava pelo menos oito mil. Para aumentar a decepção do deputado, um candidato apoiado por outra igreja do segmento evangélico, o ex-vereador Gipão, foi eleito com 8.271 votos no mesmo partido de Thiago.

"Pessoal, eu estou aqui, fui para o meu retiro, confesso que aos 62 anos, por tanta coisa que eu fiz, eu estou tendo uma vitória sim, o partido vai fazer dois, mas é uma vitória humilhante, e o meu filho ficou em sétimo lugar, tanta movimentação e nós não conseguimos dar nem oito mil votos, eu não sei onde eu falhei, não estou culpando ninguém", conta o deputado no áudio.

"Não pense que estou feliz, sobretudo pelo meu filho, porque tanta gente, tanta gente, e eu não consigo dar oito mil votos para o Thiago, estava muito fácil essa eleição dele", lamentou Eli Borges.

"Talvez eu estivesse tendo informações que não eram verdadeiras, aos que se esforçaram de fato muito obrigado, os números virão à tona, e aos que estavam tentando alegrar meu coração fora de hora, eu acho que precisamos melhorar as coisas”, completou.

"Agora não estou bem, entendo que esta é a última política minha, porque é uma vitória humilhante, acho que está na hora de parar né, porque tanta coisa que eu defendi, tanta guerra, tanta batalha, tanta honestidade colocada no caminho, porque prevaleceu a opressão, a ditadura, o dinheiro e nada disso valeu”, continuou o deputado Eli Borges no desabafo.

“Estou triste tenho perguntando pra Deus porque deu uma vitória humilhante pra mim. Não comemorem, não me parabenizem..”, finalizou o deputado.

OUÇA OS ÁUDIOS

 

NOTA DO DEPUTADO ELI BORGES

“Venho a público repudiar o episódio em que um áudio de foro íntimo ganhou espaço no portal AF Notícias. Lamento que um veículo de imprensa enverede por escancarar um conteúdo compartilhado sem o meu consentimento, expressando o sentimento de um momento de cansaço e momentânea tristeza, condição natural ao ser humano. Hoje, me coloco em posição de reiterar aos tocantinenses a minha gratidão, trazendo também a lúcida avaliação de uma campanha que venceu um sistema corrompido e ganhou o povo  mais uma vez, tendo também projetado meu filho, Thiago Borges, no cenário da política local.

Fui alvo de uma ação inconsequente, antiética, maldosa, mas que traz por si só uma conclusão implacável: a diferença entre os lamentos que faço em intimidade para as lamúrias dos meus opositores é que na angústia questionei sobre a validação e a recompensa de ter escolhido o caminho mais difícil: o da honestidade. Coisa que aqueles que se denominam meus adversários não podem fazer de consciência tranquila. 

É verdade que após enfrentar um cenário ferrenho de adversidades, em meio a uma campanha limpa, tocada sem amarras que firam meus princípios e meu compromisso absoluto com Deus e com o povo tocantinense, alguns revezes ferem o coração e impactam a alma. É assim para todo político, é assim para qualquer ser-humano que dedica sua jornada a uma missão, um propósito, ou que seja um objetivo profissional.  Expor essa intimidade é algo desleal e injusto.

Nesta terça-feira (4), ocasião em que escrevo esse posicionamento, tenho a mente renovada e  disponho de serenidade em avaliar o quanto Deus foi fiel mais uma vez, e como o povo tocantinense é um sábio, instruído e lúcido ao exercer sua cidadania, por ter me permitido vencer um sistema que imputa a predominância do capital e dos conchavos políticos, dando liberdade aos poderosos, para voltar às portas daqueles que cedem a pressão, para cobrar a duras penas o preço de uma eleição.

Não me dobrei a esse sistema, e ainda assim, Deus e o povo consagraram mais uma vitória nas urnas ao meu nome. Pela votação significativa que projetou o meu filho Thiago Borges após uma campanha que apresentou seu nome ao povo tocantinense, também sou grato.

Inauguramos um tempo em que a renovação consciente na Assembleia Legislativa se faz mais que necessária e creio que tão logo chegaremos lá. Sou grato às pessoas que em sua consciência e liberdade, me ouviram e ouviram o Thiago, nos atribuindo apoio e confiança. Sou grato aos líderes que nos apoiaram de forma irredutível, de norte a sul do estado. A vocês, meu respeito e reconhecimento.

Aos amigos da imprensa me coloco a disposição para qualquer esclarecimento. Nunca fechei a porta para o diálogo, tenho orgulho do trabalho desempenhado por vocês na cobertura de nossas ações no Congresso Nacional e jamais me furtarei de falar o que quer que seja. Seguimos firmes, em direção aos nossos objetivos, sem nos esquecer dos nossos ideais, sem abandonar os compromissos que assumimos e sem abrir mão dos nossos princípios.

Deputado Federal Eli Borges (PL-TO)”

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.