Perto de Araguaína

Carga com 10 toneladas de sementes de capim é apreendida e destruída no Tocantins

Proprietário da carga foi autuado em R$ 3,6 mil.

Por Redação 678
Comentários (0)

23/06/2022 17h05 - Atualizado há 1 ano
Sementes apreendidas

Um caminhão que transportava uma carga de sementes irregulares de capim foi apreendido na BR-153, próximo a Araguaína, nesta quarta-feira (22).

O proprietário foi autuado em R$ 3,6 mil. Já as sementes foram destruídas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) no aterro de materiais inertes de Araguaína.

Segundo o supervisor da área vegetal da regional da Adapec de Araguaína, José Carlos Reis, a carga de sementes é de origem do estado de Roraima e seguia com destino ao estado de Goiás.

Ele informou que o condutor do veículo apresentou uma nota fiscal da carga como se fosse sorgo, mas levava 500 sacas de sementes de capim braquiária totalmente irregular, sem o termo de conformidade - documento exigido por lei para trânsito de sementes - nem o Registro Nacional de Sementes (Renasem), bem como sem nenhuma informação nas sacarias, tais como origem, pureza, validade, entre outras especificações exigidas em lei.

A Adapec alerta os produtores rurais a não adquirirem sementes irregulares, pois elas podem disseminar pragas nas lavouras e causar grandes prejuízos aos produtores rurais e ao patrimônio fitossanitário do Tocantins. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.