Criminalidade

Cidade vive madrugada de terror com ataque de bandidos no PA; refém é morto em troca de tiros

Duas aeronaves e uma embarcação foram utilizadas para conter a ação criminosa.

Por Redação 3.557
Comentários (0)

02/12/2020 09h13 - Atualizado há 3 anos
Bandidos fortemente armados usaram moradores como reféns para circular pela cidade de Cametá (PA)

Mais uma noite violenta, depois do terror provocado por assaltantes em Criciúma, no sul de Santa Catarina, na terça-feira (1º). Desta vez uma quadrilha iniciou um ataque na cidade de Cametá, no interior do Pará, a 235 km da capital, Belém.

A ação envolveu mais de 20 criminosos fortemente armados com fuzis e teve, mais uma vez, uma agência do Banco do Brasil como alvo. Reféns foram capturados em um bar e usados como escudo. Um deles acabou morto por arma de fogo e outro morador da cidade foi atingido na perna, mas não corre risco de vida.

Assim como em Criciúma, um quartel da Polícia Militar também teria sido atacado, impedindo a saída dos agentes de segurança. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), a normalidade foi restabelecida no município ainda na madrugada desta quarta, após a chegada de agentes de segurança de outras cidades e regiões. Duas aeronaves e uma embarcação foram utilizadas para conter a ação criminosa.

Pelo menos duas agências bancárias acabaram atacadas, segundo relatos de moradores. Uma, do Banco do Brasil, fica no prédio da Câmara dos Vereadores e ficou destruída. A outra é do Banpará, o banco estadual. Com cerca de 136 mil habitantes, segundo o IBGE, Cametá é uma das dez maiores cidades do Pará.

Durante as buscas, uma caminhonete que teria sido utilizada pelos criminosos foi encontrada pelas equipes policiais, em uma estrada que faz conexão com o município vizinho de Tucuruí. Ninguém foi preso até o momento e a cúpula de segurança pública segue na cidade comandando as buscas e acompanhando a evolução do caso.

Toda a atividade do grupo durou mais de uma hora, e a quadrilha fugiu da cidade em vários carros, por volta de 1h30 da madrugada desta quarta-feira, seguindo depois em barcos, em uma rota pelo rio Tocantins.

GOVERNADOR COMENTA AÇÃO

Pelo Twitter, o governador do Pará, Helder Barbalho, postou que já estava em contato com a cúpula da segurança pública do estado. "Não mediremos esforços para que o quanto antes seja retomada a tranquilidade e os criminosos sejam presos. Minha total solidariedade ao povo cametaense", escreveu o governador.

Na manhã desta quarta, o governador também informou pela rede social que vai para Cametá acompanhar as buscas e monitorar as investigações. Segundo ele, " a audácia do grupo criminoso não ficará impune".

SEGURANÇA PÚBLICA

Também pelo Twitter, a Secretaria de Segurança Pública informou que "desde o momento que foi confirmado sobre o assalto a uma agência bancária em Cametá, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), do Batalhão de Ações de Cães (Bac), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e duas aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp) se deslocaram para dar apoio no município".

Nas redes sociais, moradores registraram em vídeos o ataque a Cametá e fizeram relatos durante os momentos de medo e tensão:

 

(Com informações d'O Globo)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.