Operação Presença

Com apoio aéreo, operação fiscaliza bares, conveniências e casas noturnas em Araguaína

Vários órgãos das forças de segurança atuaram na sexta e no sábado.

Por Redação 1.885
Comentários (0)

30/05/2022 09h22 - Atualizado há 1 ano
Operação Presença realizada em Araguaína

Em ação integrada, as forças de segurança do Tocantins deflagraram na noite de sexta-feira (27) a Operação Presença em Araguaína, com diligências realizadas até a manhã de sábado (28). 

A operação percorreu bares, casas de festas, distribuidoras de bebidas e conveniências para coibir práticas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). A operação contou com efetivo da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria da Cidadania e Justiça, Detran e Agência de Segurança Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT). 

O Centro Integrado de Operações Áreas do Tocantins  (CIOPAER) também prestou apoio aéreo, acompanhamento e monitoramento das ações desenvolvidas como suporte estratégico para o estabelecimento das abordagens e atuações em tempo real. 

Diligências

Vários bares da cidade foram visitados, principalmente os com denúncias e acompanhamentos de procedimentos investigativos, tanto pela ocorrência de crimes quanto por problemas de descumprimento de normas municipais. 

Bares  e conveniências já conhecidos por abusos de horários, som automotivo e emissão de barulho musical foram visitados mas não estavam em funcionamento ou não apresentaram irregularidades, mas estão sendo monitorados para as providências legais em momento oportuno. 

Durante as abordagens e buscas pessoais houve resistência e desobediências, sendo conduzidas quatro pessoas e uma, inclusive, por agredir um policial, a qual foi devidamente contida para fazer cumprir a lei e a ordem. As quatro pessoas foram apresentadas à  autoridade competente para serem autuadas em flagrante delito. 

Mais três bares foram autuados por excederem os limites de emissão sonora. Os locais já haviam sido alvo de  denúncias feitas por moradores e até procedimentos criminais instaurados. Um deles, com pedido de suspensão de eventos por reiterados descumprimentos às normas municipais e por perturbação à vizinhança foi flagrado descumprindo o Termo de Ajustamento e Conduta e será autuado. 

Carros de som automotivo e suas apreensões também foram alvo da operação, diante dos constantes abusos por eles promovidos e pelas reclamações da população. Com as intensificações nesse tipo de abordagens, os veículos são apreendidos com a aparelhagem sonora e somente o carro costuma ser liberado por ordem judicial, permanecendo o som apreendido até a audiência criminal. 

Após a realização da operação, houve uma redução drástica no número de ocorrências e até mesmo da prisão de pessoas à delegacia plantonista, demonstrando o sucesso e a importância de tais medidas, trazendo paz e segurança à população de Araguaína.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.