Perseguição

Ex-marido é condenado a quase 2 anos de prisão pelo crime de stalking no Tocantins

É a primeira condenação na Comarca de Peixe por este tipo de crime.

Por Redação 1.466
Comentários (0)

10/03/2022 16h27 - Atualizado há 2 anos
Homem passou a perseguir a ex-esposa após a separação

A Justiça condenou um morador de Jaú do Tocantins, sul do Estado, pelo crime de perseguição, também conhecido como stalking, praticado contra a ex-companheira. Esta é a primeira condenação na Comarca de Peixe por este tipo de crime, que foi incluído no Código Penal em abril de 2021. A sentença foi proferida no Dia da Mulher (8/3).

O réu foi denunciado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em novembro de 2021 e condenado a pena de 1 ano e 11 meses de reclusão. A pena soma também a condenação do acusado pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência.

Na denúncia, o promotor de Justiça Mateus Ribeiro dos Reis relatou que o réu e a vítima conviveram por aproximadamente 14 anos, em uma relação conturbada e marcada por agressões físicas à mulher. Com o fim da relação, ele se mostrou inconformado e passou a perseguir e ameaçar insistentemente a vítima e familiares dela.

Em depoimento, a mulher relatou que chegou a tentar suicídio e mudar de Estado, para se ver livre da perseguição, porém seu ex-companheiro descobriu seu novo endereço e continuou a persegui-la. Ela contou que a perseguição persistiu mesmo após ter sido aplicada medida protetiva de urgência contra o acusado.

Na sentença, a juíza Ana Paula Araújo Aires Toríbio reconheceu a presença de reiteração do comportamento do acusado, criando situação de incômodo, desconforto e até mesmo de medo para a vítima.

Crime de perseguição

Caracterizam o crime de stalking, conforme a Lei nº 14.132/2021, a prática de “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.