Guaraí

Ex-secretário de Educação e ex-vereador é encontrado morto dentro da própria residência

Vizinhos acionaram a Polícia Militar por volta das 18 horas.

Por Redação 5.842
Comentários (0)

08/01/2021 23h31 - Atualizado há 3 anos
Segundo a PM havia sinais de luta e uma cadeira quebrada na cena do crime

Um crime brutal chocou a população de Guaraí, região centro-norte do estado, no final da tarde desta sexta-feira (08). O corpo do ex-vereador Gercival Lopez da Silva, de 50 anos, foi encontrado por policias militares dentro da própria residência por volta das 18h.

Vizinhos do ex-parlamentar acionaram a polícia após terem ouvido gritos de socorro vindos da casa de Gercival. Os militares solicitaram o apoio de um chaveiro para entrarem na residência.

Segundo informações da Polícia Militar, o ex-vereador estava caído no chão da sala e havia sinais de luta corporal. Vários objetos e uma cadeira quebrada também foram encontrados na cena do crime. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como homicídio.

Gercival era professor efetivo da rede estadual de ensino e foi vereador de Guaraí entre os anos de 2017 e 2020. Ele também ocupou o cargo de secretário de Educação do município entre 2014 e 2016.

A Secretária Estadual de Educação, Adriana Aguiar, emitiu nota oficial lamentando a morte do educador.

"Grande educador e um guerreiro na luta por melhores condições de vida aos moradores da cidade que escolheu para construir sua vida, sua ausência causará um imenso vazio nos espaços por onde transitava", diz a nota.

Várias autoridades também se solidarizaram com a família.

NOTAS DE PESAR

É com imensa tristeza que recebemos a notícia da morte do professor Gercival Lopes da Silva, ocorrido nesta sexta-feira, 08 de janeiro, em Guaraí.

Em nome do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET), e de todos os profissionais da educação da Regional de Guaraí, lamentamos a perda desse grande profissional.

O professor Gercival sempre foi comprometido com a luta da categoria, seja ocupando o cargo de vereador, de secretário executivo, na gestão municipal ou na escola.

"Não há palavras para descrever tamanha dor pela morte do Gercival, estou muito abalada, é uma notícia que nos traz imensa tristeza", disse Iolanda Bastos.

Os trabalhadores e trabalhadoras da educação de Guaraí reconhecem todo seu apoio à categoria na luta na rede municipal.

"Estou profundamente abatida, chocada, triste, inconformada com a perda desse grande amigo da educação ", completa Iolanda.

Pedimos a Deus que nos console, amigos e familiares por essa grande perda.

Iolanda Bastos | Presidente do Sintet Regional de Guaraí

______________________________

Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento, ocorrido hoje, 8, do amigo, apoiador e suplente de vereador pelo Solidariedade em Guaraí, o professor Gercival Lopes, 50 anos.

Gercival foi vereador entre 2017 e 2020. Professor efetivo da rede estadual de ensino, também ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura entre 2014 e 2016.

Acreditamos na justiça para desvendar o ocorrido e punir os responsáveis o mais rápido possível.

Nossos sentimentos à toda família e amigos que sofrem a perda desta, que era uma pessoa tão querida na cidade.

Deputado Vilmar de Oliveira | Presidente Estadual do Solidariedade

________________________________

Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento do ex-vereador e servidor da rede estadual de ensino em Guaraí, Gercival Lopes da Silva, 50 anos.  Sua partida de forma abrupta deixa a todos nós amigos, colegas de trabalho e comunidade em geral em estado de perplexidade e lamento.

Gercival era servidor estadual desde 1994, então integrante do quadro geral e, em 2002, ingressou no quadro da Educação, como professor efetivo. Dos 18 anos de serviço prestado à Educação, 12 foram dedicados à direção do Colégio Estadual Irineu Albano Hendgs. Atualmente, estava na Orientação Educacional do Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão.

Grande educador e um guerreiro na luta por melhores condições de vida aos moradores da cidade, que escolheu para construir sua vida, sua ausência causará um imenso vazio nos espaços por onde transitava.

Consternada, rogo ao Pai Celestial que o receba em seus braços e console a todos aqueles que sofrem agora a sua partida, em especial, sua filha e seus dois netos. Tenho confiança de que as causas que levaram a esta perda irreparável serão reveladas pelas autoridades policiais com brevidade.

Adriana Aguiar  | Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC/TO)

_____________________

O anoitecer desta sexta-feira (08/01), veio em forma de luto, dor e muita tristeza. Um fato inesperado pegou-nos de surpresa. Um grande amigo nos deixou e levou consigo muita alegria e uma forma elegante de conviver. Diante da grande perda, a Câmara Municipal de Guaraí está de luto pelo falecimento do ex-vereador Gercival Lopes (Solidariedade), 50 anos.

Natural de Santa Isabel (GO), Gercival foi vereador em Guaraí entre os anos de 2017 e 2020. Professor efetivo na rede estadual, ele também ocupou o cargo de secretário municipal de Educação e Cultura, entre 2014 e 2016.

A Câmara Municipal de Guaraí, representada pelos vereadores e demais servidores do Poder Legislativo, manifesta amor, carinho e emoção, em reconhecimento aos serviços prestados pelo ex-vereador em prol da população guaraiense.

Diante desta perda irreparável, rogamos a Deus pelo conforto espiritual e nos solidarizamos com os familiares e amigos.

Gleidson Bueno | Presidente da Câmara Municipal de Guaraí

_____________________

Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-vereador de Guarai, Gercival Lopez. Companheiro de caminhadas políticas, Gercival era professor, foi secretário e deixa seu legado de luta em defesa de melhores condições para os profissionais e estudantes da Educação pública.

Neste momento de dor, solidarizo com todos os familiares e amigos do ex-parlamentar e pedimos às autoridades, que apresente o mais breve possível a conclusão das investigações sobre este crime. Pedimos ao Pai Celestial que dê ao Seu filho o merecido descanso e conforte os corações enlutados.

Deputado Federal | Vicentinho Júnior

______________________

É com muito pesar que soubemos da precoce morte do professor e ex-vereador do município de Guaraí, Gercival Lopez. Ilustre na arte de educar, mestre em relacionar-se socialmente, Gercival deixa um legado de trabalho pela educação e política no Tocantins.

Neste momento de dor e tristeza, rogamos a Deus para que em sua imensa sabedoria acolha e console todos os familiares e amigos que sofrem.

Gercival é natural de Santa Isabel (GO), ocupou cargo de vereador entre 2017 e 2020 e, antes disso, atuou como Secretário Municipal de Educação e Cultura do município de Guaraí.

Vanda Monteiro | Deputada estadual

________________________

Com surpresa e tristeza, recebi a informação do falecimento do professor, ex-vereador de Guaraí e companheiro de Solidariedade Gercival Lopes, 50 anos.

Vereador até o final do ano passado, ficou na suplência do cargo nas eleições passadas e tinha relevantes serviços prestados à educação de Guaraí e região, onde já ocupou diversos cargos.

Espero que a Justiça e as forças policiais desvendem o mais rápido possível as circunstâncias da morte e puna os responsáveis com o rigor da lei. 

Por fim, neste momento de profunda dor, desejo meus mais sinceros votos de força a todos os familiares e amigos de Gercival.

Que Deus possa confortar todos!

Tiago Dimas | Deputado federal

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.