Situação tensa

Familiares de presos fazem protesto na frente do Presídio Barra da Grota por retorno de visitas

Ocorreram manifestações em Araguaína, Miranorte e Cariri do Tocantins.

Por Márcia Costa 1.807
Comentários (0)

19/10/2020 17h26 - Atualizado há 3 anos
Manifestação em frente do Presídio Barra da Grota

Familiares de presos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, fizeram uma manifestação na porta do presídio nesta segunda-feira (19) para cobrar o retorno das visitas.

Os manifestantes estavam com balões brancos simbolizando a paz e exibiram faixas pedindo que o Governo do Estado respeite o direito dos presos de receberem visitas de familiares e advogados.

"Essa situação está desde março. Inclusive, quando eles escrevem cartas, na maioria das vezes, os agentes rabiscam a parte que fala dos maus-tratos. Já na CPPA os agentes tiraram ventilador e televisão. Tenho um parente preso e o julgamento dele foi adiado duas vezes", disse um manifestante.

As visitas foram suspensas ainda em abril deste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus. O Governo do Estado deflagrou a 'operação lockdown' em todas as unidades prisionais, que além de suspender as visitas, proibiu o ingresso de novos presos em algumas unidades.

Familiares de detentos também fizeram manifestação na Cadeia Pública de Miranorte.

Situação tensa em Cariri

Já no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, região sul do estado, os presos iniciaram uma greve de fome e foi registrado também um princípio de motim. O clima ficou tenso entre os detentos dos Pavilhões 01 e 02. 

Em carta enviada ao diretor da unidade, os presos do Pavilhão 01 reivindicam a liberação das visitas; retorno das TVs para as celas; banho de sol com duração de 2 horas de manhã e tarde, além de outras cobranças.

"Não aguentamos mais o distanciamento de nossos familiares e outras coisas que vem ocorrendo”, diz a carta que o AF Notícias teve acesso com exclusividade. 

O QUE DIZ A SECIJU

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou, em nota, que já foi concluído o Plano de Retomada Progressiva das visitas sociais no Sistema Penal.

Conforme a nota, o documento foi encaminhado ao Conselho Penitenciário Estadual para conhecimento dos demais Órgãos do Sistema de Justiça que atuam na Execução Penal. Contudo, a secretaria não informou data para o retorno das visitas. 

Familiares dos reeducandos fazem protesto
Manifesto em frente a Cadeia Pública de Miranorte

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.