Talismã

Mais de 400 kg de pescado são apreendidos em barreira na divisa do Tocantins com Goiás

A suspeita é de que os peixes eram levados para Palmas.

Por Redação
Comentários (0)

25/06/2020 17h46 - Atualizado há 3 anos
Apreensão ocorreu em Talismã

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) que atuam nas barreiras volante e fixa de Talismã, localizada na divisa do Tocantins com o estado de Goiás, apreenderam 460 kg de pescado sem procedência comprovada nesta quarta-feira (24).

O condutor do veículo foi autuado em R$ 2,5 mil e a carga destruída no aterro sanitário. A suspeita é de que a origem dos produtos era Porto Velho (RO) com destino a Palmas.

Os profissionais notaram que um veículo evadiu a barreira, foi então que a Polícia Militar foi acionada e perseguiu o condutor, fazendo com que ele retornasse ao posto fiscal para averiguação.

Na abordagem, foi constatado pescado eviscerado e em cortes que estavam em caixas de isopores na temperatura inadequada, sem rotulagem, nem embalagem individual. O responsável pela carga não comprovou a origem dos alimentos, portanto foram considerados clandestinos.

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária, Ricardo Matarazzo, os produtos não tinham registro no Serviço de Inspeção Federal-SIF, nem mesmo no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), pois ambos permitiriam a comercialização interestadual.

“Orientamos o condutor sobre a obrigatoriedade de cumprimento às normas de trânsito de produtos de origem animal, que vai desde a documentação, acondicionamento correto do produto, rotulagem, entre outros”, explicou o inspetor.

Produtos inspecionados asseguram a procedência, qualidade e que foram fabricados atendendo as normas higiênico-sanitárias e padrões estabelecidos em legislações. Com isso, a segurança alimentar.

Carga foi destruída

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.