Cantão

Fiscalização com drone apreende redes, armadilhas, peixes e até arma em parque estadual

Operação aconteceu entre os dias 1 e 3 deste mês.

Por Redação 566
Comentários (0)

04/08/2020 08h19 - Atualizado há 3 anos
Fiscalização

Patrulhamento realizado pela equipe do Parque Estadual Cantão (PEC) e Destacamento de Polícia Militar Ambiental (DPMA), entre os dias 1 e 3 deste mês, resultou na apreensão de 1.250 metros de redes de diversas malhas, além de apetrechos para capturar quelônios (tartarugas da Amazônia), caixa de isopor e 40 quilos de peixe da espécie pirarara.

Também foi apreendida durante a ação uma espingarda calibre 5.5, adaptada para calibre 22, e um saco com quatro quelônios.

O patrulhamento foi feito de barco nos rios Araguaia, Javaés e Javaezinho, além de lagos localizados dentro do PEC, cuja gestão é de competência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Ao avistar a equipe de fiscalização e patrulhamento, os infratores fugiram do local, deixando para trás o material usado para prática de caça e pesca ilegal. Ninguém foi preso ou autuado.

Durante a operação, os agentes localizaram pessoas que estavam acampando no interior do parque, o que é proibido. Eles foram orientados a desmontar as barracas, recolherem o lixo produzido e deixarem o local.

Todo o material apreendido foi levado para o Destacamento da Polícia Militar Ambiental, em Caseara, e o pescado, por correr risco de perecimento, também foi doado para comunidade do mesmo município. A operação contou com apoio por terra, equipe embarcada e também suporte de um drone.

O supervisor do Parque Estadual do Cantão, Adailton Glória, lembra que o Parque é um local privilegiado e rico em biodiversidade. Por isso, precisa que todos, especialmente os moradores das comunidades ribeirinhas, ajudem a fiscalizar.

“Nesse período de isolamento social, aumentou de maneira significativa o fluxo de pessoas dentro dos rios e lagos do Cantão, mesmo sabendo que é proibida a pesca nesses locais. Por isso, os patrulhamentos são constantes”, informa.

Acampamento no parque

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.