Araguacema

Garota de 15 anos morre afogada ao tentar salvar criança após naufrágio no Rio Araguaia

A jovem não sabia nadar e estava sem colete salva-vidas, segundo familiares.

Por Redação 1.866
Comentários (0)

18/08/2020 12h54 - Atualizado há 3 anos
Adolescente de 15 anos é vítima de afogamento em Araguacema

A adolescente Ágata Cristina, de apenas 15 anos, morreu nesse domingo (16) vítima de afogamento no Tocantins. Ela estava com outras cinco pessoas numa embarcação que naufragou no Rio Araguaia, a cerca de 6 km de um ponto usado como acampamento, em Araguacema. É a 44ª morte registrada por afogamento no estado só neste ano.

O acidente aconteceu por volta das 15h quando a embarcação navegava um pouco acima da boca do Rio Guaiapó, um afluente do Araguaia. Segundo relatos de familiares aos bombeiros militares, a adolescente desapareceu enquanto tentava salvar uma criança que estava no barco.

Roberto Gil de Sousa Lisboa, irmão da tia da adolescente, e que também estava no acampamento, disse que Ágata não sabia nadar e que ninguém usava coletes salva-vidas na voadeira.

O acampamento fica na margem esquerda do Rio Araguaia, em relação à cidade. Segundo um dos parentes da vítima, o local onde o barco naufragou tem aproximadamente dois metros de profundidade e fica a 30 metros de distância da margem.

A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros começou as buscas ainda na noite de domingo e prosseguiu até 01h da madrugada dessa segunda-feira (18). A retomada das atividades ocorreu por volta das 6h30 da manhã, e durante seis horas seguidas foram executados mergulhos em aproximadamente 800 metros desde o ponto onde o barco teria afundado.

Paralelo a isso, familiares realizavam buscas de superfície, observando as margens, galhadas e ilhas, já que a força da água poderia deslocar o corpo da vítima conforme a correnteza.

O corpo da garota foi localizado numa ilha a cerca de dois quilômetros do local, em superfície, e foi entregue aos cuidados da Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML).

Atualização

Desde o início de janeiro, o Corpo de Bombeiros já contabiliza 44 mortes por afogamentos no estado. Só último final de semana foram duas vítimas, sendo Eliézio Silva Santos, 26 anos, no Rio Tocantins, em Praia Norte, a 650 km de Palmas, no Bico do Papagaio, e Ágata Cristina, no Rio Araguaia, em Araguacema, cerca de 290 de Palmas, na Região Oeste do Tocantins.

O mês de abril registrou o maior número de casos, sendo 10, seguido por janeiro e julho com 07, e maio 06 afogamentos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.